Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, VIII Mostra de Extensão

Tamanho da fonte: 
DESENVOLVIMENTO MUSICAL NO PROJETO DE EXTENSÃO “MÚSICA COM CRIANÇAS”
Rodrigo Cavalcante da Silva, Luanna Ap. Batista da Fonseca, Alexsandra Ap. dos Santos Matos

Última alteração: 27-09-17

Resumo


O projeto de extensão “Musicalização com Crianças” foi criado em 2015, oferecendo aulas de música para crianças de 08 meses a 06 anos de idade que acontecem no auditório da FCA e são abertas para a comunidade externa. Dentre os alunos inseridos no projeto, um deles, participante desde o início de 2016, tem demonstrado desenvolvimento musical consistente. Este aluno, hoje com cinco anos de idade, foi diagnosticado com autismo aos três anos e a musicalização tem sido vista pelos pais, como uma forma de estimular o desenvolvimento dessa criança.  Durante as aulas, resultados significativos e muitas vezes surpreendentes, são demonstrados por este aluno. É comum nas aulas, que os professores, ao observar o comportamento deste aluno, percebam que ele compreende tudo que esta acontecendo na aula e, do seu modo, participa ativamente das aulas, alcançando os objetivos propostos. Alguns exemplos que podem ser citados aqui e, que foram momentos marcantes tanto para a equipe pedagógica do projeto, como para a mãe do aluno e todos os que puderam de alguma forma ter acesso a esses exemplos são: ao término de uma aula, o aluno foi para o piano e começou a tocar livremente alguns acordes, quando a mãe e os professores começaram a cantar uma canção, a criança começou acompanhar executando os acordes corretos da harmonia. Outra situação foi quando o aluno começou a tocar as cordas do violão que estava nas mãos do professor e, ao ouvir o professor começar a cantar uma música conhecida por ele, ficou tocando o ritmo da mesma enquanto o professor fazia os acordes. Este aluno, apresentou entendimento da altura do som ao representar graficamente sons agudos e graves. Nas duas situações elementos da música que são trabalhados durante as aulas como ritmo, andamento e harmonia foram corretamente respeitados por ele durante a execução. É importante ressaltar, que em nenhum momento nas aulas, foi trabalhado o ensino do instrumento, mesmo assim, pela sua vivência pessoal com os instrumentos em momentos da aula e em casa, essa habilidade foi desenvolvida. Segundo a mãe do aluno, as aulas de musicalização no projeto da UFMT, tem sido um dos importantes auxílios para o desenvolvimento de elementos como a fala. Para ela, por meio das aulas de musicalização, este aluno tem apresentado um desenvolvimento significativo no que se refere à concentração e socialização, e tem sido algo notado nos demais contextos em que o mesmo está inserido.


Palavras-chave


Musicalização; Desenvolvimento musical; vivência.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.