Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, VIII Mostra de Extensão

Tamanho da fonte: 
DESENVOLVIMENTO DE UM SITE CONTENDO INFORMAÇÕES ESTATÍSTICAS FUNDAMENTAIS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
Gabriel Marques Arruda Thompson, Breno Lopes Primo

Última alteração: 27-09-17

Resumo


Todos os anos milhões de jovens candidatam-se a uma vaga no ensino superior, em 2017 aproximadamente 6,1 milhões se inscreveram no exame nacional do ensino médio (ENEM), que constitui a principal forma de seleção para as universidades brasileiras. A candidatura a um curso superior, devido a sua importância e influência natural na vida futura do estudante, deve ser realizada de forma consciente e informada. Neste contexto, a utilização de informações estatísticas dos cursos de graduação é de fundamental importância.

Atualmente Censo realizado pelo INEP, denominado Censo da Educação Superior, envolve todas as instituições de Educação Superior do Brasil, independente da modalidade, ou seja, inclui cursos presenciais e à distância. O mesmo é realizado anualmente a partir da coleta de dados de cada instituição credenciada, tendo como principal objetivo fornecer informações detalhadas à comunidade sobre o estado e as perspectivas da Educação Superior no Brasil.

O objetivo deste trabalho é desenvolver um sistema de informações estatísticas dos cursos de graduação presencial da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Foram levantadas informações sobre os cursos a partir do Censo/INEP e dos órgãos internos da UFMT, como a Pró-reitoria de graduação (PROEG), a Pró-reitoria de planejamento (PROPLAN) e a Secretaria de Tecnologias da Informação (STI).

A partir das informações obtidas, foram implementados sete indicadores dos cursos: 1. Forma de ingresso os estudantes – neste indicador foi avaliado o percentual de alunos que entram por SISU, transferências facultativa, admissão de graduado, etc. 2. Concorrência  - neste indicador foi avaliado o número de estudantes inscritos no SISU comparado com número de vagas ofertadas, e fragmentado em cotistas e não cotistas. 3. Nota SISU – neste indicador foi avaliado a distribuição dos estudantes por faixa de notas do SISU. 4. Trancados - neste indicador foi avaliado o percentual de estudantes que se encontram atualmente trancados. 5. Sexo – neste indicador foi avaliado a distribuição dos estudantes por sexo. 6. Faixa etária – neste indicador foi avaliado a distribuição dos estudantes por faixa etária. 7. Tempo de permanência – neste indicador foi avaliado o tempo médio e mediano para um estudante concluir o curso.

Estas informações serão disponibilizadas por meio de uma plataforma online interativa e dinâmica, onde o usuário pode selecionar os campos e filtros em que deseja obter informações.


 


É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.