Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, IV Semana Acadêmica de Sinop

Tamanho da fonte: 
ECOLOGIA FLORESTAL: MONITORIA AUXILIANDO O APRENDIZADO
Leonardo Fernandes Ramos, Amanda Flávia Abreu Cripa, Onice Teresinha Dall'Oglio

Última alteração: 04-10-17

Resumo


A monitoria tem como finalidade auxiliar os estudantes e proporcionar a inserção do monitor em atividades de ensino visando ampliar os conhecimentos sobre os conteúdos das disciplinas. A monitoria de Ecologia Florestal, do curso de Engenharia Florestal, da UFMT Campus Sinop, foi desenvolvida no primeiro semestre de 2017, através do atendimento aos estudantes que buscam auxílio sobre o conteúdo discutido nas aulas teóricas. Foram realizadas atividades de discussão do conteúdo, plantões de dúvidas, bem como a participação e auxílio nas atividades práticas e aulas de campo. A realização de aulas de campo correlacionando o conteúdo apresentado nas aulas teóricas ao prático, subsidia o entendimento sobre a dinâmica dos ecossistemas florestais, abordando as adaptações das espécies florestais ao meio e às limitações do ambiente, diferentes fitofisionomias florestais e formações abertas. As atividades práticas foram desenvolvidas em aulas de campo divididas em duas etapas. A primeira realizada em um fragmento florestal no Campus da UFMT, com o objetivo de estudar a importância da serapilheira para a manutenção da integridade dos fragmentos florestais e para a ciclagem de nutrientes. A segunda etapa foi realizada no Parque Florestal de Sinop, com o objetivo de realizar um levantamento florístico para elaboração de uma tabela fitossociológica, para estudar a diversidade de espécies arbóreas, bem como a estrutura do fragmento florestal. Após as coletas os materiais foram separados e identificados em laboratório e os resultados foram discutidos em aula. A monitoria foi uma ferramenta essencial na aprendizagem dos estudantes para melhor compreensão do conteúdo estudado em aulas teóricas e práticas. Além disso, melhora a absorção do conhecimento teórico-prático da disciplina pelo monitor contribuindo para sua formação acadêmica. Aulas práticas são atrativas aos estudantes, pois possibilitam vivenciar o conteúdo ministrado em sala.


Palavras-chave


Ensino; graduação; aulas de campo.