Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, IV Semana Acadêmica de Sinop

Tamanho da fonte: 
MONITORIA DE BIOQUÍMICA: UMA FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
GABRIEL ALVES TORRES, DANIELA RIBEIRO, CARMEN WOBETO

Última alteração: 04-10-17

Resumo


A monitoria da disciplina de Bioquímica é uma atividade realizada com o intuito principal de aprofundar as informações adquiridas em aula e também esclarecer dúvidas, através da integração entre conhecimentos teóricos e práticos. Desta maneira, é possível uma melhor fixação do conteúdo, o que tende a diminuir o índice de reprovação na disciplina, sendo este o principal objetivo da realização desta atividade. Por meio de reuniões semanais entre alunos e monitores, foram realizadas explicações e discussões de exercícios propostos em sala e também de perguntas-problema, que abordavam situações reais de campo, estritamente relacionadas à área de atuação do Engenheiro Agrônomo. Foram realizadas reuniões semanais com a professora orientadora, para organizar as atividades e esclarecer as dúvidas dos monitores. Além disso, houve a disposição de três horários semanais das aulas de monitoria, para permitir o acesso dos acadêmicos nesta atividade. Verificou-se que a assimilação das informações foi favorecida pela linguagem mais próxima entre os acadêmicos e o monitor, estabelecendo-se uma interação facilitadora do processo ensino-aprendizagem. O principal revés encontrado no decorrer do semestre foi o baixo índice de frequência dos alunos, porém houve presenças flagrantemente mais expressivas em datas próximas à realização das avaliações. Contudo, de modo geral, os alunos com regularidade nas reuniões obtiveram melhor desenvoltura nos exames, dando o entendimento de que a monitoria proporcionou ao acadêmico monitorado uma melhor familiarização do conteúdo proposto, impulsionando o aprendizado e atribuindo maior aplicabilidade ao conhecimento.

Palavras-chave: Biomoléculas; Metabolismo; Ciências Agrárias.