Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, IV Semana Acadêmica de Sinop

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SERVIÇO DE ATENDIMENTO FARMACÊUTICO NO SUS, SINOP/ MT
Laryza Fernanda Santos Avelar, Vânia Rosa Bernardo, Romeu José da Costa, Izabel Cristina Carreiro de Oliveira Vieira, Rafaela Grassi Zampieron, Maria de Almeida da Rocha Rissato, Regiane de Castro Zarelli Leitzke

Última alteração: 05-10-17

Resumo


O Serviço de Atendimento Farmacêutico (SAF) visa satisfazer de forma adequada às necessidades farmacoterapêuticas dos pacientes, se baseando na indicação apropriada e nos benefícios dos medicamentos, sem provocar novos problemas de saúde ao paciente. Assim, o serviço segue propósitos direcionados aos pacientes seguindo de autocuidado e autonomia destes. O SAF deste trabalho ocorre no consultório farmacêutico, localizado na Farmácia Regional I, SUS, Sino, MT. Este recebe pacientes diabéticos e hipertensos os quais são devidamente orientados por acadêmicos bolsistas e voluntários bem como professoras do curso de farmácia. Dessa forma, este trabalho visa atender pacientes duas vezes na semana, utilizando formulário previamente estabelecido desde 2014/1 quando iniciou o projeto, baseado nas informações do Ministério da Saúde. Além das orientações referentes ao formulário tem-se realizado uma avaliação quanto aos diferentes aparelhos de aferir pressão arterial, afim de identificar possíveis erros relacionados a técnica, visando melhor benefício do paciente que é atendido no local, já que no consultório são recebidos pacientes com diabetes e entre estes muitos com hipertensão arterial sistêmica associada, desde fevereiro de 2017, com três equipamentos com métodos distintos sendo eles: analógico, aparelho semi-digital e o aparelho digital automático. Durante as medidas de pressão arterial (PA), procedeu-se a técnica conforme orientação da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH). Assim torna-se possível comparar os valores obtidos em cada aparelho e determinar se os mesmos estão dentro dos requisitos estipulados pela fiscalização dos órgãos legais da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade- RBMLQ. Até o momento já foram atendidos 39 pacientes diferentes no consultório farmacêutico e quanto as aferições de pressão arterial foram 50 aferições. Quanto ao acompanhamento dos pacientes diabéticos tem se observado melhoria do quadro dos pacientes dentro dos parâmetros do Ministério da Saúde. Quanto aos resultados das leituras de pressão arterial sistólica (PAS) e diastólica (PAD), em mmHg, obtidas pelos aparelhos analógico e semi-digital foram: ± 10,14mmHg (PAS) e para (PAD) ± 8,39mmHg e dos aparelhos digital e analógico foi ± 10,78 mmHg (PAS) e para (PAD) ± 7,87mmHg, dentro do esperado pela SBH. É importante ressaltar que o trabalho reflete de maneira positiva no local em que está sendo realizado contribuindo para melhoria da assistência farmacêutica do município de Sinop.

Palavras-chaves: Serviço de atendimento farmacêutico; cuidado ao paciente diabético; aferição de pressão arterial.