Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, IV Semana Acadêmica de Sinop

Tamanho da fonte: 
DELINEAMENTO DO PERFIL DOS ALUNOS DAS ESCOLAS PARCEIRAS DO PIBID INTERDISCIPLINAR UFMT/SINOP
Gislaine Aparecida Maria Zambiasi, Luzia Müller, Osinéia dos Santos Won Ancken, Tainara Caires Pereira, Luana Souza Ferreira, Kamila Anicete da Silva, Edson Pereira Barbosa

Última alteração: 11-10-17

Resumo


Esta pesquisa surgiu a partir o estudo e discussão de um livro organizado e publicado pela UNICEF intitulado “10 Desafios do Ensino Médio no Brasil: Para Garantir o Direito de Aprender dos Adolescentes de 15 a 17 anos”, realizado no âmbito dos encontros semanais, do Subprojeto PIBID Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática do Campus Universitário de Sinop da Universidade Federal de Mato Grosso. E tem como objetivo delinear o perfil dos alunos das escolas parceiras do Subprojeto PIBID, Escola Municipal de Educação Básica Professora Taciana Balth Jordão, Escola Estadual Olímpio João Pissinati Guerra e Escola Estadual São Vicente de Paula, todas da cidade de Sinop (MT). Inicialmente elaboramos, com base outros formulários socioeconômicos (ENEM e Prova Brasil),um questionário prévio que foi apresentado e discutido com os gestores de cada escola parceira. Em seguida, revisamos e aplicamos um questionário piloto com uma turma dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio da Escola Estadual Olímpio João Pissinati Guerra, devido a mesma oferecer as duas fases da educação básica. O objetivo do piloto foi identificar possíveis equívocos, problemas no momento da aplicação. Em comum acordo com a coordenação das escolas a aplicação desses questionários ficou agendada para os meses de agosto e setembro de 2017, tempo este necessário para preparação, impressão e organização logística, pois cada escola responsabilizou-se pelos custos totais dos questionários. Com os dados coletados buscou-se desenvolver estratégias para sistematização e análise. Num próximo passo houve a divisão do grupo de pesquisa em equipes de trabalho para tabulação dos dados por escola. Ainda em processo de sistematização de dados o PIBID está proporcionando enquanto acadêmico uma experiência construtiva e que apesar das dificuldades encontradas, do eventual excesso de mão de obra e tempo. Resultados preliminares indicam grande variedade de aspectos a serem explorados na continuidade dos estudos e análises, bem como subsidiarão as comunidades escolares no processo de reformulaçao dos projetos políticos pedagógicos das escolas.

 

Palavras-chave: PIBID; Pesquisa; Perfil socioeconômico.