Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, VIII Semana de Psicologia da UFMT

Tamanho da fonte: 
GRUPO DE PSICOEDUCAÇÃO EM UMA CLÍNICA ESCOLA SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA COGNITIVA – RELATO DE EXPERIÊNCIA
Tamires Ventura Moreira, Tammy Meireles

Última alteração: 24-06-19

Resumo


INTRODUÇÃO: A Psicologia enquanto ciência possui diferentes formas de atuação, dentre elas o trabalho realizado em grupos por meio de grupos terapêuticos com o intuito de discutir diferentes temáticas que podem variar conforme a escolha e objetivo do grupo em questão. Este trabalho foi desenvolvido a partir do Estágio Supervisionado Básico Clínica Em Triagem, o qual estava vinculado a um projeto multidisciplinar que tinha como objetivo ajudar os participantes a perderem peso estimulando a qualidade de vida física e mental, trabalhando em conjunto com os cursos de Enfermagem, Nutrição, Biomedicina, Educação Física e Psicologia, que ocorreu na clínica-escola de uma instituição privada de ensino superior que encontra-se localizada no município de Várzea Grande – MT. OBJETIVOS: Discutir com os participantes sobre o comer emocional e como este fenômeno se manifesta em suas vidas. Discutir sobre a relação dos pensamentos com as emoções e comportamentos, se baseando no modelo cognitivo para que pudessem compreender melhor a respeito do comer emocional. METODOLOGIA: Como critério de seleção dos participantes, estes foram selecionados pelos estagiários de Enfermagem tendo como critério de inclusão estarem acima do peso e possuírem comorbidades associadas ao excesso de peso e depois de triados estes passavam por intervenções específicas com cada curso. Este estudo trata-se de um grupo de psicoeducação conduzido por 6 estagiários de Psicologia do oitavo semestre no segundo semestre de 2018, com base na Teoria Cognitiva de Aaron Beck. Foram realizados 4 encontros semanais de 60 minutos com 13 participantes com idades de 24 e 60 anos, na clínica-escola de uma instituição privada de Várzea Grande. Além dos encontros feitos com os participantes, os estagiários passavam por supervisões semanais com 1h30 de duração com a orientadora responsável, para discutir a teoria e se preparem para as próximas intervenções. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: De acordo com Neufeld e Rangé (2017), a Teoria Cognitiva possui também a forma de psicoterapia de grupo, a qual utiliza-se de métodos e técnicas específicas de intervenção. A psicoeducação, de acordo com Neufeld e Rangé (2017), possui como intuito fornecer conhecimentos a respeito das questões, sintomas ou disfunção dos participantes do grupo. O tema escolhido pelos participantes, comer emocional, de acordo com Deram (2018) é quando o sujeito utiliza-se da comida como refúgio das questões que lhe causam incômodo. No entanto, alimentar-se não ajuda a solucionar os problemas enfrentados, sendo assim, após o ato de comer disfuncional, as emoções incômodas retornam. CONCLUSÃO: No decorrer das intervenções foi observado que os participantes começaram a perceber neles mesmos a ocorrência do comer emocional e como a interpretação das situações influenciam em suas emoções e comportamentos. Observa-se que a vasta quantidade de dietas disponíveis em toda parte se transformam em mais um gatilho para que os sujeitos sintam-se pressionados a emagrecer, não porque estão doentes, mas por causa da sociedade que impõe que o indivíduo se encaixe em determinados padrões de beleza corporal, valorizando o viés estético. Acredita-se que esta imposição seja um gerador de ansiedade, que levam as pessoas a comerem para diminuir o que estão sentindo, muitas vezes por não conseguirem reconhecer o que estão experienciando. Por isso torna-se importante o trabalho do profissional de Psicologia neste âmbito para auxiliar o sujeito neste processo, já que seu papel não é o de levar o sujeito ao adoecimento através do processo de emagrecimento. Neste trabalho o papel da Psicologia foi de auxiliar os participantes a manterem não só sua saúde física preservada, mas principalmente a saúde mental.

Palavras-Chave: Teoria Cognitiva; Terapia Em Grupo; Comer Emocional.

 

Referências:

 

DERAM, Sophie. O peso das dietas: emagreça de forma sustentável dizendo não às dietas. Sextante, 2018.


NEUFELD, Carmem Beatriz. RANGÉ, Bernard P. Terapia Cognitivo-Comportamental em grupos: das evidências à prática. Porto Alegre: Artmed, 2017.