Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, SemiEdu 2018 - 30 Anos do PPGE

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ADAPTAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PEDAGÓGICO EM RELEVO: CAMINHOS PARA INCLUSÃO
Orleine Rodrigues Alcântara, Alessandro Rodrigues Silva, Cleomar Balieiro Baptista

Última alteração: 14-10-18

Resumo


O presente trabalho visa relatar a experiência sobre a importância do Núcleo de Produção do Centro de Apoio e suporte à Inclusão da Educação Especial (Casies). O núcleo é responsável por confeccionar material didático para as escolas de todo o Estado que atendem alunos com deficiência visual e baixa visão. O objetivo deste trabalho é evidenciar a importância do trabalho desenvolvido no núcleo de produção (CAP) na elaboração e construção de recursos didáticos adaptados voltados à escolarização e inclusão de educandos cegos e com baixa visão nas escolas regulares de ensino. O desenvolvimento e construção dos materiais adaptados em relevo são elaborados em consonância com os documentos guias referenciais do MEC. Para a realização da pesquisa utilizamos levantamento bibliográfico, diário de campo para os registros das informações diárias. Conclui- se que o trabalho desenvolvido no núcleo de produção de material pedagógico adaptado em relevo revela-se de grande importância para o aprimoramento das capacidades perceptivas bem como de organização mental dos objetos que lhes são dispostos. Assim evidenciamos na pratica que os recursos didáticos adaptados construídos pelo núcleo de produção auxiliam, facilitam e incentivam os educandos deficientes visuais no processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave


deficiência visual; baixa visão; inclusão

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