Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, SemiEdu 2018 - 30 Anos do PPGE

Tamanho da fonte: 
A PRÁTICA DOCENTE NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA: DESAFIOS VIVENCIADOS NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO
Sebastiana Silva Pereira de Jesus, Josiane Brolo Rohden

Última alteração: 02-10-18

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo investigar, a partir do exercício da docência no Ensino Superior no curso de graduação em Psicologia, quais são os desafios vivenciados por esses profissionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório em que fora aplicado um questionário com perguntas semiabertas direcionadas ao público docente atuante no curso de graduação de Psicologia. Utilizou-se da ferramenta disponibilizada gratuitamente pelo Google; o formulário, na categoria documentos, permitindo aplicação da pesquisa no formato online. O estudo foi realizado no mês de novembro do ano de 2017, onde o material foi compartilhado via rede social e e-mail somente para docentes atuantes na área proposta. Através das narrativas apresentadas e a realização de uma análise de conteúdo, foram identificadas duas categorias de desafios; os conscientes e não conscientes pelos professores. Assim, verificou-se a necessidade de uma atuação profissional reflexiva, como também, o aprimoramento das políticas de gestão institucionais, proporcionado melhores condições de trabalho e ensino.

Palavras-chave


Ensino Superior; Desafios da Docência; Professores; Curso de Psicologia.

Texto completo: VISUALIZAR PÁGINA 3051