Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, SemiEdu 2018 - 30 Anos do PPGE

Tamanho da fonte: 
A PSICOMOTRICIDADE COMO INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA JUNTO AO PROGRAMA DE ESTIMULAÇÃO PRECOCE - CASIES/MT
JOSIMARA APARECIDA DE RAMOS, ROSANA DE LIMA NUNES

Última alteração: 14-10-18

Resumo


O presente artigo tem como objetivo descrever a experiência do trabalho pedagógico desenvolvido no programa de estimulação precoce – CASIES/MT a partir da psicomotricidade como ferramenta na aquisição e no desenvolvimento das habilidades motoras de crianças deficientes visuais, baixa visão e surdocego. As práticas desenvolvidas no programa estimulação precoce/CASIES fundamentam-se em aportes teóricos da psicologia do desenvolvimento humano, e da psicomotricidade. As intervenções ocorrem por meio da realização de atividades de estimulação precoce com as crianças, considerando sua deficiência, limite e perdas. A partir desta vivência pretende-se mostrar a importância da psicomotricidade no processo de estimulação precoce com as crianças com deficiência visual, baixa visão e surdocego, auxiliando nas aquisições de suas habilidades e proporcionado maior independência, dentro de suas limitações, bem como melhor desempenho social, comprovando, desta forma, os ganhos motores que podem ser compreendidos pelo mecanismo da psicomotricidade.


Palavras-chave


Estimulação Precoce, Educação especial, Psicomotricidade.

Texto completo: VISUALIZAR PÁGINA 842