Políticas das Modalidades

GT 1 - Arte, Cultura e Linguagens

Este GT abre espaço para a apresentação de painels resultantes de pesquisas que envolvam temas sobre o corpo e suas linguagens, relacionando-o com os temas da Cultura e da Educação. As faladas com palavras, com movimentos, as silenciadas, as ocultas, aquelas aprendidas com a natureza, aquelas determinadas pela vivência social ou pelas mentalidades que orientam os dias atuais.

Diretores
  • Evando Carlos Moreira, UFMT
  • Evandro Carlos Moreira, UFMT
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GT 2 - Educação e Tecnologia

O GT tem por objetivo socializar pesquisas sobre Educação mediada por Tecnologias da Informação e Comunicação, educomunicação, educação para mídias e Interação Humano-Computador. Pretende ainda debates e reflexões sobre formação caracterizada pela superação da disjunção espaço/tempo, tendo em vista políticas públicas e metodologias que ensejem (re)pensar outras e novas formas sobre o ensinar e aprender na contemporaneidade, incluindo a educação a distância.

Diretores
  • Katia Alonso, UFMT
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GT 3 - Educação e Diversidades Culturais

O GT tem como objetivo problematizar e patentear a diversidade na educação, em termos de necessidade de formação especifica (mas, também plural – do local ao global), voltada para contemplar os diferentes grupos sociais e culturais nas suas necessidades formativas. A tônica será problematizar o monoculturalismo versus multiculturalismo curricular, em termos de sua intenção modelizadora. Está aberto para discutir ênfases e omissões dos vários currículos, como propostas educacionais, seja na educação formal e não-formal e, sobretudo, apresentar novas reflexões que contribuam para o avanço da educação comprometida com o desenvolvimento humano na sua natural pluralidade.

Diretores
  • Suely de Castilho, Universidade Federal de Mato Grosso
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GT 4 - Educação e Povos Índigenas

O GT tem a intenção de socializar pesquisas e experiências pedagógicas relacionadas com a temática da educação indígena e educação escolar indígena. Debater sobre os impactos do processo de escolarização sobre as comunidades indígenas. Discutir os fundamentos epistemológicos que sustentam os pressupostos de Interculturalidade. Compreender a discussão de território como parte integrante da educação indígena.

Diretores
  • Beleni Grando, UFMT
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GT 5 - Educação e Psicologia.

O GT objetiva destacar as contribuições de diferentes abordagens da ciência psicológica e da Psicanálise à Educação, sendo esta última compreendida tanto no seu âmbito formal, quanto informal. Parte do princípio que as limitações e dificuldades do painel educativo decorrem, entre outras coisas, da própria complexidade do psiquismo humano na articulação com as dimensões histórica, social e cultural. Caracteriza-se por ser um espaço de socialização de projetos de pesquisa, articulações teóricas e protocolos de investigação empírica comprometidos com o desejo de se pensar a Educação do possível.

Diretores
  • a a, a
  • admin admin, admin
  • Sandra Carvalho, UFMT
  • Tatiane Dias, UFMT
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GT 6 - Educação ambiental, Comunicação e Arte

O GT objetiva a discussão e socialização das pesquisas que aborde os temas arte, comunicação e educação ambiental que se entremeiam nos territórios mato-grossenses e para além dele, evidenciando a urgência da inclusão social com a proteção ecológica, por meio de conceitos (episteme), vivências (práxis) e ética (axioma). Busca congregar pesquisadores que tem aliado a pesquisa com a extensão, a docência e a internacionalização, acolhendo também outras linguagens negligenciadas pela racionalidade científica. Recebe painels que busque uma discussão da conjugação da cultura e natureza como essências da educação ambiental. Além das temáticas como direitos humanos aliados aos direitos da Terra; educação popular, sem se esquecer da escola como dimensão da comunidade; movimentos sociais, grupos sociais vulneráveis, conflitos socioambientais e políticas públicas.

Diretores
  • Giseli Nora, Universidade Federal de Mato Grosso
  • Michèle Sato, UFMT
  • Michèle Sato, PPGE/IE/UFMT
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GT 7 - Educação em Ciências

O GT tem como objetivo incentivar e divulgar resultados de experiências didáticas e de investigações que possam contribuir para consolidar, aprofundar e fortalecer o ensino e a pesquisa no campo da educação em Ciências. O GT congrega painels, comunicações e pôsteres que trazem aspecto relevantes dos enfoques e tendências atuais em educação em ciências.

Diretores
  • Marcel Thiago Damasceno Ribeiro, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
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GT 8 - Educação Matemática

O GT visa congregar pesquisadores e oportunizar a divulgação de investigações e inovações de questões educativas específicas da área. Os painels apresentados neste GT trazem aspectos relevantes dos enfoques e tendências em Educação Matemática e abordam temas de interesse relacionados com os debates e problemáticas atuais da área. Também promove a reflexão acerca dos rumos e resultados que tomam as pesquisas sobre da área e sua inserção no contexto das Escolas Públicas.

Diretores
  • Marta Maria Darsie, UFMT
  • Rute Cristina Palma, UFMT
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GT 9 - Educação, Infâncias e Crianças

O GT objetiva socializar e debater estudos empíricos relacionados à educação de crianças até 10 anos em diferentes contextos socioeducativos, além de destacar os estudos sobre a Educação Infantil (creche e pré-escola) propriamente dita. Inspirado nas noções de visibilidade cívica e científica de crianças leva em consideração diferentes perspectivas teórico-metodológica e áreas do conhecimento para o estudo de temas tais como: o estatuto social da criança na sociedade contemporânea, o compartilhamento das significações a seu respeito, práticas sociais destinadas à infância, a construção do conhecimento social pela criança e processos identitários decorrentes – profissionalidade docente e autorias infantis.

Diretores
  • Daniela Andrade, UFMT
  • Sandra Geiss Lorensini, UFMT
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GT 10 - Educação Superior

O GT pretende evidenciar questões relacionadas às políticas da educação superior, incluindo temas diversos, entre os quais: formatos de ingresso, permanência, avaliação, expansão, internacionalização, articulação educação básica e superior, trabalho docente, financiamento, gestão e produção do conhecimento no contexto das Instituições de Ensino Superior.

Diretores
  • Tereza Christina Mertens Aguiar Veloso, UFMT
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GT 11 - Ensino, Currículo e Organização Escolar

O GT busca constituir espaço significativo de diálogo entre educadores e pesquisadores sobre pesquisas que tratam de questões atinentes aos sentidos, significados e práxis configuradores das formas de pensar, organizar e gerir o espaço, o tempo e o conhecimento no contexto pedagógico em instituições escolares e nãoescolares. A discussão neste Grupo parte da compreensão de que a educação, a organização escolar e a prática pedagógica constituem prática de significação e prática social. Assim, este Grupo tem interesse em trazer para o debate a produção de conhecimento de pesquisadores dos campos do Ensino, do Currículo e da Organização Escolar com a finalidade de contribuir com o processo de pensar articuladamente a pedagogia, a formação docente e a produção de hegemonia, visando a ressignificação de práticas pedagógicas e a indicação de caminhos para novas investigações.

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GT 12 - Filosofia da Educação

Este GT propõe-se a receber painels que apresentem pesquisas concluídas ou em desenvolvimento que investiguem o fenômeno educativo em seus componentes teóricos e práticos, pelo encontro dos campos da Educação e da Filosofia. A educação, como fenômeno social, é analisada pela Filosofia enquanto campo de formulação teórico-crítica. Aqui, o foco é o diálogo das problemáticas típicas da contemporaneidade com o pensamento filosófico inscrito na tradição ocidental, desde a antiguidade até às formulação mais próximas de nossos dias.

Diretores
  • Silas Borges Monteiro, Universidade Federal de Mato Grosso
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GT 13 - Formação de Professores

O GT pretende aprofundar estudos sobre a formação de professores em várias instâncias, tendo como eixo as questões do cotidiano escolar, sob o olhar investigativo dos profissionais da educação. Visa também proceder análises da gestão e organização escolar e das políticas públicas de formação em concepção emancipatória e construtiva da profissionalidade.

Diretores
  • Marlene Gonçalves, UFMT
  • Filomena Monteiro, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • CLAUDIO PERES, Universidade Federal do Estado de Mato Grosso (UFMT)
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GT 14 - História da Educação

O GT objetiva divulgar investigações historiográficas sobre a Educação, tomada sob perspectiva local, regional ou nacional, assim como estudos acerca de questões teórico-metodológicas da História da Educação.

Diretores
  • Nilce Vieira Campos Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso
  • Elizabeth Figueiredo de Sa, UFMT
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GT 15 - Relações Raciais e Educação

O GT pretende discutir as desigualdades raciais na sociedade e na educação brasileira. Aspectos históricos das relações raciais no brasil: contribuições do pensamento social. Perspectivas dos estudos sobre relações raciais e educação. Relações raciais na escola.

Diretores
  • Candida da Costa, UFMT
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GT 16 - Movimentos Sociais e Educação

Este GT se abre ao debate da educação, nas distintas versões e possibilidades com que ela se apresenta nos espaços sociais. Destaca a contribuição que a sociedade civil organizada e os movimentos sociais têm trazido no sentido de, pela mediação pedagógica, participar dos processos de democratização da sociedade. Fazem parte do temário em debate: a luta por escola e seu impacto nas políticas governamentais; as experiências pedagógicas no âmbito dos movimentos sociais e das organizações civis e toda e qualquer proposta alternativa para superar a precária situação educacional, de miséria e de desigualdades que acometem a população brasileira.

Diretores
  • Celso Luiz Prudente, UFMT
  • Luiz Passos, UFMT - Universidade Federal da Mato Grosso
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GT 17 - Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento

O GT discute as Políticas Educacionais da Educação Básica e os seus principais desdobramentos para a organização e o funcionamento das instituições escolares. A democratização das relações do Estado com a sociedade civil, avanços e limites da política de financiamento da educação básica pública vigente. Descentralização e municipalização da educação. Controle Social como premissa pública: uma questão educacional.

Diretores
  • Rose Cleia Ramos, UFMT
  • Bartolomeu Jose Ribeiro de Sousa, UFMT
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GT 18 - Trabalho e Educação

Este Grupo de trabalho se ocupa da discussão sobre as relações entre o mundo do trabalho e a educação, enfocando temáticas como: trabalho na sua dimensão ontológica e nas suas formas históricas de trabalho, formação profissional, formação sindical, reestruturação produtiva, organização e gestão do trabalho, trabalho e escolaridade, trabalho e educação básica, educação de jovens e adultos trabalhadores, trabalho e educação nos movimentos sociais, trabalho docente, trabalho associado, cultura do trabalho, dentre outras que tomam a relação entre o trabalho e a educação como eixo de análise.

Diretores
  • Edson Caetano, UFMT
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