SemiEdu 2019 - Debates sobre educação, pesquisa e inovação

Edições anteriores da Conferência

Cuiabá 300 anos - Debates sobre educação, pesquisa e inovação

Universidade Federal de Mato Grosso

Avenida Fernando Corrêa da Costa, n. 2367.

Bairro Boa Esperança


Cuiabá, BR

23 setembro, 2019 – 25 setembro, 2019

O Seminário Educação 2019 buscará contribuir com o intercambio técnico-científico entre pesquisadores e acadêmicos por meio da criação de espaços de relações interinstitucionais, de troca de experiências e de socialização de conhecimento resultantes de desenvolvimento de pesquisas no âmbito nacional e internacional. Com a realização desse evento, a comissão organizadora espera criar condições para potencializar reflexões e análises que possam contribuir para a elevação do padrão de qualidade da educação nacional.

Historicamente o Seminário de Educação é organizado por grupos de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMT. Em sua edição do ano de 2019, a organização do evento ficou a cargo do Grupo de Pesquisa História da Educação e Memória- GEM, e do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre a corporeidade e a Ludicidade – GEPCOL, assumindo a atribuição e o compromisso de, através das atividades específicas – conferências, painéis e mesas redondas, oportunizarem o debate e a socialização dos conhecimentos produzidos por todos participantes.

Sob a temática “Cuiabá 300 anos: Debates sobre Educação, Pesquisa e Inovação”, a proposta é ampliar os debates sobre as práticas e pesquisas inovadoras nas Ciências Humanas, e, ao mesmo tempo, fazer alusão aos 300 anos da cidade de Cuiabá, cidade que tradicionalmente abriga o evento.  Pretende-se, ainda, oportunizar a socialização e debates das pesquisas produzidas na área da Educação, introduzir novas discussões sobre a educação no cenário nacional e, por fim, apontar as perspectivas das parcerias estabelecidas entre pesquisadores brasileiros que possibilitem a novas pesquisas e parcerias interinstitucionais.

AVISOS!


[Clique Aqui] para acessar os Anais do SemiEdu 2019

Visualizar detalhes da conferência

SemiEdu 2018 - 30 Anos do PPGE

Universidade Federal de Mato Grosso

Avenida Fernando Corrêa da Costa, n. 2367.

Bairro Boa Esperança


Cuiabá, BR

4 novembro, 2018 – 7 novembro, 2018

ANAIS SEMIEDU 2018‏‏‎ ‏‏‎ ‏‏‎  ‏‏‎‏‏‎‏‏‎AVALIAÇÃO SEMIEDU 2018 ‏‏‎ ‏‏‎  ‏‏‎CERTIFICADOS ‏‏‎ ‏‏‎  ‏‏‎GRUPOS DE TRABALHO ‏‏‎ ‏‏‎  ‏‏‎ENSALAMENTO

O SemiEdu alcança sua 26ª edição e se consolida entre os mais importantes eventos de educação da região Centro-Oeste, reunindo pesquisadores de vários estados brasileiros e de outros países. Em 2018, o evento ocorre entre os dias 04 e 07 de novembro, na Universidade Federal de Mato Grosso.

Diálogos entre Políticas Públicas, Formação de Professores e Educação Básica é o tema central do SemiEdu 2018, que comemora os 30 anos do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso, cuja trajetória indica a intensa e contínua produção de conhecimento e importantes contribuições para o país. Diante do cenário atual, considerando os atuais debates acerca da pesquisa e da pós-graduação, a temática contempla o aprofundamento das discussões iniciadas em edições anteriores do evento e a inclusão de novas perspectivas enunciadas nos recentes congressos da área. A ideia é articular sujeitos, diálogos e contextos para um olhar mais plural sobre a problemática educacional brasileira.

Ao longo de três décadas, o PPGE se consolidou como espaço fértil de conhecimento produzido e em construção por meio dos projetos de pesquisa e experiência de educação escolar e não escolar, vivências acadêmicas e sociais propiciadas pelo programa.

No percurso da memória, o SemiEdu, que neste ano alcança sua 26ª edição, reafirma com a temática central, intercâmbios e parcerias entre grupos de pesquisa em âmbito nacional e internacional, cujo foco é compreender, problematizar e construir alternativas sobre a Educação, com intuito de avançar, contribuindo para o desenvolvimento humano e criativo nas múltiplas faces da elaboração do pensamento.

O SemiEdu 2018 objetiva, ao criar um espaço de relações interinstitucionais para trocas de experiências e de socialização do conhecimento, contribuir com o intercâmbio técnico-científico entre pesquisadores, professores e acadêmicos. Ao debater e fortalecer as diversas nuances de políticas públicas para o desenvolvimento da área da educação, propõe-se a formulação de estratégias que subsidiem as propostas de inovação em todos os níveis educacionais, bem como dialogar com as múltiplas possibilidades de pesquisas, aprofundando a compreensão sobre a complexidade dos saberes e fazeres possíveis da educação.

Participe, sua contribuição certamente irá fortalecer nosso percurso de construção do conhecimento!

Visualizar detalhes da conferência