Políticas das Modalidades

GT 1 - ARTE, CULTURA E LINGUAGENS

Ementa:

Este GT abre espaço para a apresentação de trabalhos resultantes de pesquisas que envolvam temas sobre o corpo e suas linguagens, relacionando-o com os temas da Cultura e da Educação. As faladas com palavras, com movimentos, as silenciadas, as ocultas, aquelas aprendidas com a natureza, aquelas determinadas pela vivência social ou pelas mentalidades que orientam os dias atuais.

Diretores
  • Evando Carlos Moreira, UFMT
  • Cleomar Ferreira Gomes, UFMT
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

GT 2 - EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

Ementa:

O GT tem por objetivo socializar pesquisas sobre Educação mediada por Tecnologias da Informação e Comunicação, educomunicação, educação para mídias e Interação Humano-Computador. Pretende ainda debates e reflexões sobre formação caracterizada pela superação da disjunção espaço/tempo, tendo em vista políticas públicas e metodologias que ensejem (re)pensar outras e novas formas sobre o ensinar e aprender na contemporaneidade, incluindo a educação a distância.

Diretores
  • Katia Alonso, UFMT
  • Danilo Garcia da Silva, UFMT
  • Terezinha Martins de Souza, UFMT
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

GT 3 - EDUCAÇÃO E DIVERSIDADES CULTURAIS

Ementa:

O GT tem como objetivo problematizar e patentear a diversidade  na educação, em termos de necessidade de formação especifica (mas, também plural – do local ao global), voltada para contemplar os  diferentes grupos sociais e culturais nas suas necessidades formativas. A tônica será problematizar o monoculturalismo versus  multiculturalismo curricular, em termos de sua intenção modelizadora. Está aberto para  discutir ênfases e omissões dos vários currículos, como propostas educacionais, seja na educação formal e não-formal e, sobretudo, apresentar novas reflexões que contribuam para  o avanço da educação comprometida com o desenvolvimento humano na sua natural pluralidade.

Diretores
  • Suely Dulce de Castilho, UFMT
  • Maria da Anunciação Pinheiro Barros Neta, UFMT
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

GT 4- EDUCAÇÃO E POVOS INDÍGENAS

Ementa:

O GT tem a intenção de socializar pesquisas e experiências pedagógicas relacionadas com a temática da educação indígena e educação escolar indígena. Debater sobre os impactos do processo de escolarização sobre as comunidades indígenas. Discutir os fundamentos epistemológicos que sustentam os pressupostos de Interculturalidade. Compreender a discussão de território como parte integrante da educação indígena.

Diretores
  • Maria Aparecida Rezende
  • Beleni Salete Grando, UFMT
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

GT 5 - EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA

Ementa:

O GT objetiva destacar as contribuições de diferentes abordagens da ciência psicológica e da Psicanálise à Educação, sendo esta última compreendida tanto no seu âmbito formal, quanto informal. Parte do princípio que as limitações e dificuldades do trabalho educativo decorrem, entre outras coisas, da própria complexidade do psiquismo humano na articulação com as dimensões histórica, social e cultural. Caracteriza-se por ser um espaço de socialização de projetos de pesquisa, articulações teóricas e protocolos de investigação empírica comprometidos com o desejo de se pensar a Educação do possível.

Diretores
  • Sumaya Persona de Carvalho, UFMT
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

GT 6 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COMUNICAÇÃO E ARTE


Ementa:

O GT objetiva a discussão e socialização das pesquisas que aborde os temas arte, comunicação e educação ambiental que se entremeiam nos territórios mato-grossenses e para além dele, evidenciando a urgência da inclusão social com a proteção ecológica, por meio de conceitos (episteme), vivências (práxis) e ética (axioma). Busca congregar pesquisadores que tem aliado a pesquisa com a extensão, a docência e a internacionalização, acolhendo também outras linguagens negligenciadas pela racionalidade científica. Recebe trabalhos que busque uma discussão da conjugação da cultura e natureza como essências da educação ambiental. Além das temáticas como direitos humanos aliados aos direitos da Terra; educação popular, sem se esquecer da escola como dimensão da comunidade; movimentos sociais, grupos sociais vulneráveis, conflitos socioambientais e políticas públicas.

Diretores
  • Regina Aparecida Silva
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

GT 7 - EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NATURAIS


Ementa:

O GT tem como objetivo incentivar e divulgar resultados de experiências didáticas e de investigações que possam contribuir para aprofundar e fortalecer o ensino e a pesquisa no campo da educação em Ciências Naturais. O GT congrega trabalhos, comunicações e pôsteres que trazem aspecto relevantes dos enfoques e tendências atuais em educação em Ciências Naturais.

Diretores
  • Tania Beraldo, UFMT
  • Irene Cristina de Mello, UFMT
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

GT 8 - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Ementa:

O GT  visa congregar pesquisadores e oportunizar a divulgação de investigações e inovações de questões educativas específicas da área. Os trabalhos apresentados neste GT trazem aspectos relevantes dos enfoques e tendências em Educação Matemática e abordam temas de interesse relacionados com os debates e problemáticas atuais da área. Também promove a reflexão acerca dos rumos e resultados que tomam as pesquisas sobre da área e sua inserção no contexto das Escolas Públicas.

Diretores
  • Adelmo Carvalho Silva, UFMT
  • Rute Cristina Domingos da Palma, UFMT
  • Gladys Denise Wielweski, UFMT
  • Marta Maria Pontin Darsie, UFMT
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

GT 9 - EDUCAÇÃO, INFÂNCIAS E CRIANÇAS

Ementa:

O GT objetiva socializar e debater estudos empíricos relacionados à educação de crianças até 10 anos em diferentes contextos socioeducativos, além de destacar os estudos sobre a Educação Infantil (creche e pré-escola) propriamente dita. Inspirado nas noções de visibilidade cívica e científica de crianças leva em consideração diferentes perspectivas teórico-metodológica e áreas do conhecimento para o estudo de temas tais como: o estatuto social da criança na sociedade contemporânea, o compartilhamento das significações a seu respeito, práticas sociais destinadas à infância, a construção do conhecimento social pela criança e processos identitários decorrentes –  profissionalidade docente e autorias infantis.

Diretores
  • Daniela da Silva Freire Andrade, UFMT
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

GT 10 - EDUCAÇÃO SUPERIOR

Ementa:

O GT pretende evidenciar questões relacionadas às políticas da educação superior, incluindo temas diversos, entre os quais: formatos de ingresso, permanência, avaliação, expansão, internacionalização, articulação educação básica e superior, trabalho docente, financiamento, gestão e produção do conhecimento no contexto das Instituições de Ensino Superior.

Diretores
  • Tereza Christina Mertens Aguiar Veloso, UFMT
  • Maria das Graças Martins da Silva, UFMT
  • Patrícia Simone Nogueira, UFMT
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

GT 11 - ENSINO, CURRÍCULO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

Ementa:

O GT busca constituir espaço significativo de diálogo entre educadores e pesquisadores sobre pesquisas que tratam de questões atinentes aos sentidos, significados e práxis configuradores das formas de pensar, organizar e gerir o espaço, o tempo e o conhecimento no contexto pedagógico em instituições escolares e nãoescolares. A discussão neste Grupo parte da compreensão de que a educação, a organização escolar e a prática pedagógica constituem prática de significação e prática social. Assim, este Grupo tem interesse em trazer para o debate a produção de conhecimento de pesquisadores dos campos do Ensino, do Currículo e da Organização Escolar com a finalidade de contribuir com o processo de pensar articuladamente a pedagogia, a formação docente e a produção de hegemonia, visando a ressignificação de práticas pedagógicas e a indicação de caminhos para novas investigações.

Diretores
  • Ozerina Victor de Oliveira, UFMT
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

GT 12 - FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO


Ementa:

Este GT propõe-se a receber trabalhos que apresentem pesquisas concluídas ou em desenvolvimento que investiguem o fenômeno educativo em seus componentes teóricos e práticos, pelo encontro dos campos da Educação e da Filosofia. A educação, como fenômeno social, é analisada pela Filosofia enquanto campo de formulação teórico-crítica. Aqui, o foco é o diálogo das problemáticas típicas da contemporaneidade com o pensamento filosófico inscrito na tradição ocidental, desde a antiguidade até às formulação mais próximas de nossos dias.

Diretores
  • Silas Borges Monteiro, Universidade Federal de Mato Grosso
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

GT 13 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Ementa:

O GT pretende aprofundar estudos sobre a formação de professores em várias instâncias, tendo como eixo as questões do cotidiano escolar, sob o olhar investigativo dos profissionais da educação. Visa também proceder análises da gestão e organização escolar e das políticas públicas de formação em concepção emancipatória e construtiva da profissionalidade.

Diretores
  • Marlene Gonçalves, UFMT
  • Filomena Maria de Arruda Monteiro, UFMT
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

GT 14 - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Ementa:
O GT objetiva divulgar investigações historiográficas sobre a Educação, nas perspectivas local, regional ou nacional, História da Educação, das Instituições e Estudos de Gênero.

Diretores
  • Nilce Vieira Campos Ferreira, UFMT
  • Elizabeth Figueiredo de Sa, UFMT
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

GT 15 - RELAÇÕES RACIAIS E EDUCAÇÃO

Ementa:

O GT pretende discutir as desigualdades raciais na sociedade e na educação brasileira. Aspectos históricos das relações raciais no brasil: contribuições do pensamento social. Perspectivas dos estudos sobre relações raciais e educação. Relações raciais na escola.

Diretores
  • Sergio Pereira dos Santos, UFMT
  • Candida Soares da Costa, UFMT
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

GT 16 - MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO

Ementa:

Este GT se abre ao debate da educação, nas distintas versões e possibilidades com que ela se apresenta nos espaços sociais. Destaca a contribuição que a sociedade civil organizada e os movimentos sociais têm trazido no sentido de, pela mediação pedagógica, participar dos processos de democratização da sociedade. Fazem parte do temário em debate: a luta por escola e seu impacto nas políticas governamentais; as experiências pedagógicas no âmbito dos movimentos sociais e das organizações civis e toda e qualquer proposta alternativa para superar a precária situação educacional, de miséria e de desigualdades que acometem a população brasileira.

Diretores
  • Celso Luiz Prudente, UFMT
  • Luiz Passos, UFMT - Universidade Federal da Mato Grosso
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

GT 17 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS, GESTÃO E FINANCIAMENTO

Ementa:

O GT discute as Políticas Educacionais da Educação Básica e os seus principais desdobramentos para a organização e o funcionamento das instituições escolares. A democratização das relações do Estado com a sociedade civil, avanços e limites da política de financiamento da educação básica pública vigente. Descentralização e municipalização da educação. Controle Social como premissa pública: uma questão educacional.

Diretores
  • Rose Cleia Ramos, UFMT
  • Bartolomeu Jose Ribeiro de Sousa, UFMT
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

GT 18 - TRABALHO E EDUCAÇÃO

Ementa:

Este Grupo de Trabalho se ocupa da discussão sobre as relações entre o mundo trabalho e a educação, enfocando temáticas como: trabalho na sua dimensão ontológica e nas suas formas históricas de trabalho, formação profissional, formação sindical, reestruturação produtiva, organização e gestão do trabalho, trabalho e escolaridade, trabalho e educação básica, educação de jovens e adultos trabalhadores, trabalho e educação nos movimentos sociais, trabalho docente, trabalho associado, cultura do trabalho, dentre outras que tomam a relação entre o trabalho e a educação como eixo de análise.

Diretores
  • Edson Caetano, UFMT
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

GT 19 - EDUCAÇÃO E CIDADANIA


Ementa:

A segurança pública e o sistema de justiça criminal estão no centro dos debates e da agenda política brasileira, muito pelas altas taxas de criminalidade que impulsionam reflexões sobre a violência cotidiana e sua banalização. Diante desse cenário, este GT impulsiona pesquisar, dentre outros temas: 1. O ensino jurídico como espaço de construção de cidadania; 2. O Bacharelado em Direito e seus reflexos na segurança pública e no sistema de Justiça Criminal; 3. Processo legislativo penal como espaço de aprendizagem de cidadania; 4. Práticas legislativas penais e seus reflexos na formação e prática policial; 5. Práticas legislativas penais e seus reflexos na formação e prática do Sistema de Justiça Criminal; 6. Educação policial (civil e militar) e suas práticas; 7. Memória histórica da educação policial na perspectiva cidadã; 8. Naturalização da violência e ilegalismos policiais. 9. Programas, projetos e ações policiais para cidadania; 10. A pedagogia do processo penal; 11. Educação e Sistema sócio-educativo; 12. Educação e cárcere; 13. Educação (re) produtora da violência; 14. A educação como promotora dos direitos e 15. Educação como forma de mediação de conflitos.

Diretores
  • Edson Benedito Rondon Filho
  • Gabriel Rodrigues Leal
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

SIMPÓSIO FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA AMAZÔNIA BRASILEIRA

Como solucionar o desafio Constitucional, Legal e Moral de assegurar a todos os brasileiros um tratamento igualitário no âmbito da educação pública nacional de qualidade em todas as Regiões, e em particular no cenário Amazônico brasileiro?

Visando refletir sobre tais desafios nas dimensões acadêmica, política e social, neste simpósio serão apresentados resultados de estudos e pesquisas sob diversas perspectiva do conhecimento.

Palavras-chave: Amazônia, Educação, Formação de Professores.

Diretores
  • Nilce Vieira Campos Ferreira, UFMT
Não verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Parceiros Institucionais e Apoio: