Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, SEMINÁRIO DO ICHS – Humanidades em Contexto: saberes e interpretações (2014)

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POLÊMICA FRIBOI: ESTUDO NETNOGRÁFICO SOBRE CONSUMO DE CARNE DE MARCA E PUBLICIDADE
Valdir Brito de Oliveira Junior, Juliana Abonizio

Última alteração: 18-07-17

Resumo


Em fevereiro de 2014, a marca de carne bovina Friboi, pertencente a multinacional JBS, anunciou uma campanha publicitária intitulada “Eu voltei”, envolvendo o renomado cantor popular “vegetariano” Roberto Carlos, o que causou polêmica entre os expectadores na internet que se manifestaram nas redes sociais Com essa campanha, algumas indagações surgiram a respeito do fato, como a questão da qualidade dos produtos da marca Friboi, o papel da publicidade no mercado alimentício e o consumo de carne de marca . É com base nessas discussões que aconteceram no ambiente virtual que este artigo propõe estudar a relação entre marca e consumidor, os riscos e as discussões geradas entre carnistas e não-carnistas após o lançamento da referida campanha publicitária através do método netnográfico de análise.

Palavras-chave


Consumo. Carnismo. Carne de marca.

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