Chamada para submissões

Diretrizes para Autores

Artigos

O processo de avaliação só terá início se o encaminhamento do original obedecer à Políticas das Modalidades e às demais recomendações descritas abaixo. Caso contrário será devolvido para adequação às normas.

O autor que tiver publicado artigo deve guardar um interstício de 12 meses para nova publicação, exceto quando convidado pelo Conselho Editorial para elaborar resenhas, editoriais ou comentários específicos.

As questões éticas referentes às publicações de pesquisa com seres humanos são de inteira responsabilidade dos autores e devem estar em conformidade com os princípios contidos na Declaração de Helsinque da Associação Médica Mundial (1964, reformulada em 1975,1983, 1989, 1989, 1996 e 2000) e na resolução 196 do Conselho Nacional de Saúde.

Todo e qualquer encaminhamento à revista deve estar acompanhada por (1) Declaração de Responsabilidade e a (2) Transferência de Direitos Autorais - marcados pelo(a) autor(a) durante o processo de submissão

Os trabalhos deverão ser entregues rigorosamente revisados, conforme as regras  gramaticais vigentes e as da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Durante a edição os trabalhos devem estar adaptados ao projeto e ao formato editorial do periódico. Para elaboração dos originais consultar as seguintes normas ABNT: NBR6022 (2003), para preparação de artigos em publicações periódicas, NBR6023 (2002), para elaboração das referências; NBR10520 (2002) para citações em documentos; NBR6028 (2003), para apresentação dos resumos. Nos aspectos gráficos (imagens, figuras, tabelas e gráficos, considerar as orientações da NBR14724 (2006).

1 Formatação dos textos

Página A4, fonte Times New Roman, corpo 12, as margens esquerda, direita, inferior e superior devem ser apresentadas com 3 cm. Usar espaçamento 1,5 e alinhamento justificado. As Referências devem ser alinhadas à esquerda com espaçamento simples. O tamanho do texto obedecerá à Política da Modalidade. Gravar em Word 2003, ou superior. Para destaques empregar itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL). Para destacar o título e subtítulos usar apenas negrito. O artigo deverá ter entre 20 e 30 mil caracteres (com espaço).

1.1 Elementos pré-textuais

Título e subtítulo: O título e subtítulo (se houver) devem figurar na página de abertura do artigo, separados por dois-pontos (:). Com extensão máxima de 12 palavras (ou 75 caracteres com espaço), devem expressar, de forma clara e precisa, o conteúdo geral do artigo. Redigidos em corpo 13, somente o essencial em maiúscula (nomes próprios e siglas), negrito e centralizado na versão do idioma do texto e em outra língua estrangeira (inglês ou espanhol).

Títulos de Seção: Redigidos em corpo 12, (maiúscula/minúscula), negrito, alinhado à esquerda. Quando for conveniente usar seções numeradas, usar algarismos arábicos alinhados na margem esquerda, precedendo o título, dele separado por um espaço - conforme NBR 6024.

Nome(s) do(s) autor(es) - Será(ão) registrado(s) durante o processo de submisão apenas na seção Metadados (nunca no arquivo enviado para avaliação): em ordem direta (nome e sobrenome) seguido da instituição ao qual está(ão) vinculado(s). É obrigatório citar a(s) fonte(s) de financiamento quando houver. Na mesma seção, apresentar um mini currículo de, no máximo, 5 linhas, com o(s) título(s) acadêmico(s), cargo(s) e  endereço(s) eletrônico(s).

Resumo: Em conformidade com a NBR 6028, o resumo deve trazer a identificação do objeto, dos objetivos, metodologia e a principal conclusão. Deve ter até 900 caracteres (com espaço). O resumo deve ter versão na língua do texto e em língua estrangeira (inglês ou espanhol).

Palavras-chave: Após o resumo indicar de 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave, separadas entre si por ponto e vírgula, com versão na língua do texto e em língua estrangeira (inglês ou espanhol).

1.2 Elementos textuais dos artigos

1.2.1 Introdução: parte inicial do artigo onde deve constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos úteis que melhor caracterizem o tema do artigo.

1.2.2 Desenvolvimento: é a exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado. As seções e subseções podem ser usadas para melhor hierarquização e delimitação dos conteúdos.

1.2.3 Conclusão: Parte final do artigo, dedicada à apresentação das conclusões correspondentes aos objetivos do estudo.

1.2.4 Glossário, apêndice(s), nota(s) e anexo(s): incluir apenas o absolutamente necessário. Caberá à Comissão Editorial julgar a necessidade de sua publicação.

2 Regras para citações, referências e outros procedimentos

2.1 Citações: todas as citações apresentadas no texto devem constar na lista de referências e seguir as orientações da norma ABNT NBR10520 (2002), com o sistema autor-data.

2.1.1 Citações diretas, literais ou textuais: Inseridas no texto: As citações breves (até três linhas) são incluídas no próprio texto, entre aspas. Citações longas, com mais de três linhas, devem estar em parágrafo(s) destacado(s) do texto corrido (recuada para a linha do parágrafo na margem esquerda e margem direita igual à do texto), corpo 10, em espaçamento interlinear simples).

2.1.2 Citações indiretas: A fonte também deverá ser citada (autor, data, página) dentro do próprio parágrafo em que estão expostas as ideias do autor ou ao final do mesmo sob forma de nota bibliográfica.

2.2 Referências: Conforme a NBR 6023, de agosto de 2002. Somente dos documentos efetivamente citados no trabalho.

SANTOS, M. B. dos. Estatuto da Cidade: uma arma contra os inimigos. São Paulo: Ed. de Direito, 2001.

SAWAIA, B. Participação social e subjetividade. In: SORRENTINO, M. Ambientalismo e participação na contemporaneidade. São Paulo: EDUC/FAPESP, 2001. p. 115-134.

BRASIL. Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001. Regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituição Federal e estabelece diretrizes gerais de política urbana e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil/LEIS/LEIS_2001/L10257.htm>. Acesso em: 12 set. 2002.

ARGUMENTUM. Vitória: Edufes, 2009-. Semestral.

NOGUEIRA, V. R. À margem da lei. Revista Katálysis. Florianópolis: EDUFSC, v. 7,  n. 2, p. 122-135, jul./dez. 2003.

NAVES, P. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de São Paulo, São Paulo, 28 jun., 1999. Folha de Turismo, Caderno 8, p.13.

ARRANJO Tributário. Diário do Nordeste Online. Fortaleza, 27 nov. 1998. Disponível em: <http://www.diariodonordeste.com.br>. Acesso em: 25 ago. 1998.

SOUZA, L. et al. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCOS DE DADOS, 9., 1994. São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 1994, p. 3-4.

3 Uso de siglas: Quando aparecem pela primeira vez no texto devem apresentar primeiro a forma completa e depois a sigla entre parênteses. Exemplo: Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS).

4 Desenhos, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, tabelas e outros: Devem estar inseridos no texto e não em seu final. Usados apenas quando for absolutamente necessário à clareza do texto, devem ser apresentados o mais próximo possível dos trechos a que se referem, numerados em algarismos arábicos, acompanhados de título e fonte na parte inferior da respectiva ilustração. Quando couber, relacionar esta fonte na lista de referências. Observar os procedimentos éticos em relação à fotografias (abaixo). Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar o título, a fonte e o crédito. As imagens digitais devem ser apresentadas em 400DPIs para melhor resolução gráfica.

5 Endereços na Internet

Todos os endereços de páginas na Internet (URLs) incluídas no texto (Ex.: http://www.ufes.br) devem se encontrar ativos e prontos para clicar.

 

I Concurso - Ensaios Acadêmicos

Racismos: desafios contemporâneos

Regulamento

I- Do Concurso

Art. 1º- O I Concurso Ensaios – Racismos: desafios contemporâneos, promovido pelo Instituto de Ciências Humanas e Sociais/UFMT, campus de Cuiabá, tem como objetivo promover a reflexão sobre os racismos, xenofobias e discriminações de gênero no interior da comunidade universitária ou em outros ambientes educacionais no Estado de Mato Grosso;

Art. 2º- Somente poderá concorrer ao prêmio instituído por este concurso o seguinte público alvo:

a)             Estudantes e professores nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Mato Grosso, independentemente do campus universitário;

b)             Estudantes e professores do ensino médio da rede de ensino pública e privada de Mato Grosso.

Art. 3º- A concordância dos inscritos em relação aos termos propostos neste regulamento é obrigatória e estará disponível em campo específico no formulário de inscrição ao concurso para preenchimento.

II- Da Inscrição

Art. 4º - A inscrição ao concurso deverá ser realizada até o dia 30 de setembro de 2017, no LINK (INSCRIÇÕES I CONCURSO)

1º – Cada participante poderá inscrever apenas 01(um) texto, de autoria própria ou em co-autoria;

§ 2º - Os trabalhos inscritos deverão ser inéditos, isto é, não terem sido publicados em qualquer espécie de veículo, impresso ou eletrônico.

§ 3º - Os inscritos deverão apresentar, quando solicitado pela Comissão Julgadora dos trabalhos, documento comprobatório de matrícula nos respectivos cursos da UFMT ou da rede de ensino médio de Mato Grosso - se estudante, ou documento comprobatório de vínculo empregatício com as instituições educacionais integrantes do concurso - se professores.

III- Da Apresentação dos Ensaios

Art. 5º- Os candidatos inscritos deverão SUBMETER o arquivo completo com o ensaio entre os dias 2 e 8 de outubro de 2017.

§ 1º- O ensaio deve, necessariamente, conter o mínimo de 07 (sete) e o máximo de 10 (dez) páginas, e ser, obrigatoriamente, uma dissertação;

§ 2º- O arquivo com o ensaio deverá ser apresentado em PDF, digitado em espaço 1.5, fonte Arial 11, páginas numeradas, seguindo as normas estabelecidas pela ABNT para trabalhos acadêmicos;

§ 3º- O nome do arquivo deverá fazer referência ao nome do autor (es).

IV- Da Avaliação dos Ensaios

Art. 6º- O Instituto de Ciências Humanas e Sociais/ICHS/UFMT indicará a Comissão Examinadora que julgará os ensaios apresentados, composta por 05 (cinco) membros.

Art. 7º- A avaliação dos ensaios levará em conta a criatividade e a coerência do autor na abordagem do tema e o emprego das normas estabelecidas no item III – Da Apresentação dos Ensaios;

Art.8º- A Comissão Examinadora selecionará para premiação 03 (três) ensaios entre os inscritos para premiação, por ordem decrescente.

V- Da Divulgação e Premiação dos Ensaios

Art.9º- A divulgação do resultado do Concurso dar-se-á por ocasião da realização do Seminário Humanidades em Contexto: desafios contemporâneos, no período de 9 a 11 de novembro de 2017.

Art.10- Os 03 (três) melhores ensaios, além de receber láurea honrosa, serão publicados nos Anais do Seminário.

VI- Das Disposições Gerais

Art.11- Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão Examinadora do Concurso.

Parágrafo Único: Os originais não serão devolvidos e sobre as decisões da Comissão Examinadora não caberá recursos.

 

Cuiabá, 01 de setembro de 2017

 

 

O processo de submissão começa aqui.
Clique aqui para iniciar o processo de submissão