Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, Congresso de Pesquisa em Educação 2017

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METACOGNIÇÃO E A TEORIA PIAGETIANA
Mariana Figueira Secafim, Luciane Reichert Costa, Marta Maria Pontin Darsie

Última alteração: 30-09-17

Resumo


O propósito desse trabalho, feito com base numa pesquisa bibliográfica, é verificar a relação do conceito de metacognição com a teoria piagetiana, apresentando algumas considerações sobre as obras a Tomada de Consciência e a Epistemologia Genética de Jean Piaget. Este trabalho consiste em estabelecer como a tomada de consciência se processa, analisando suas leis de conceituação e examinando a interiorização das ações que se encontram na origem das estruturas operatórias (lógico-matemáticas e causais). Apresenta também os estágios de desenvolvimento cognitivo da Epistemologia Genética de Jean Piaget e algumas considerações sobre a teoria de Metacognição, que consiste no conhecimento que o indivíduo tem sobre seu próprio conhecimento, compreendendo o funcionamento do pensamento humano e o seu processo de reflexão, demonstrando que o sucesso de toda atividade metacognitiva depende da tomada de consciência.


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