Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, Congresso de Pesquisa em Educação 2017

Tamanho da fonte: 
USO DA MAQUETE COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA O AUXILIO DO ENSINO DA GEOGRAFIA DO MATO GROSSO
Jairoeidi Neves Rodrdrigues

Última alteração: 04-10-17

Resumo


O projeto que foi aplicado com os alunos do Segundo Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Major Otávio Pítaluga (EEMOP), tendo como proposta desenvolver a maquete como recurso didático-pedagógico para o ensino de geografia de uma totalidade espacial do território do estado do Mato Grosso, com foco na estrutura topográfica, e a organização sócio espacial, possibilitando o direcionamento de um debate de como acontece a organização do espaço. A maquete é uma representação tiridimensional em escala reduzida de uma parte do espaço geográfico, permitindo articular a escala cartográfica e geográfica, associando aos temas a serem trabalhados em sala de aula. A oficina foi aplicada em quatro turmas, com um período de 55 minutos. Em cada sala separamos os alunos em até 6 grupos, formado de 4 a 6 elementos. Para a construção da maquete foi usado papelão reciclado, e demais materiais como: tesoura, cola, tinta guache, e um molde para auxiliar na etapa do corte do papelão. Também explicamos a técnica que deveria ser usada para o corte e montagem da maquete. A pintura deveria seguir um padrão que permitisse a leitura das altitudes em metros representados em cada parte da maquete. Os alunos seguiram os passos que foram propostos no começo da oficina, permitindo o máximo de aproveitamento no tempo que tinha para a construção da maquete. Os alunos demonstraram um grande interesse pela atividade aplicada em dinâmica de grupo, com as tarefas subdivididas. O resultado foi satisfatório em todas as salas que foram realizadas a oficina. No final da atividade abrimos espaços de diálogos para os alunos comentarem a avaliação da atividade, os quais demonstraram grande satisfação, e relataram o interesse em outras atividades com a mesma dinâmica. O desenvolvimento do projeto foi muito satisfatório, atingimos todos os resultados esperados, motivados pela interação e interesse dos alunos.


Texto completo: PDF