Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, Congresso de Pesquisa em Educação 2017

Tamanho da fonte: 
HQUÍMICA: UMA PLATAFORMA VIRTUAL DA QUÍMICA DO COTIDIANO
Carlos Eduardo Serqueira Feijão

Última alteração: 02-10-17

Resumo


A maioria dos jovens tem muita afinidade em manusear tecnologias e a cada geração mais cedo as crianças estão sendo estimuladas a interagir com meios virtuais. As TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) podem e devem ser incorporadas às estratégias dos professores para a promoção da aprendizagem. O ensino de Química desde sempre tem encontrado muitas barreiras a transpor devido à natureza microscópica  e fenômenos complexos de seus objetos de estudo. Na intenção de colaborar trazendo um novo formato de material atrativo para o aluno, o presente trabalho propõe histórias em quadrinhos em ambiente virtual, com imagens coloridas e algumas animações, contendo textos na proporção adequada para não se tornar cansativos, relacionando a química do cotidiano com a química ensinada na sala de aula. No mundo das HQs, existem estórias que relacionam conteúdos científicos para o desfecho da trama. Dentre as publicações mais clássicas destaca-se o professor Pardal, um cientista e inventor nas estórias de Walt Disney e o Franjinha da Turma da Mônica, que desenvolve suas ideias para ajudar seus amigos. A proposta é que, além de não ser necessário investir em material impresso para os alunos, o grande diferencial é possibilitar a interatividade e promover a aprendizagem. A primeira etapa foi denominada como roteiro ou script, caracterizado pelo planejamento da forma escrita que contempla diálogos, ações, comportamentos dos personagens diante de um enredo. Na etapa seguinte elaborou-se o conteúdo sem o desenvolvimento de animação. Entretanto a cada quadro há uma cena da estória que só será avançada para a próxima cena quando o usuário der o comando para prosseguir. A integração da história em quadrinhos é concluída através dos balões de diálogos que fornecem ao usuário a mensagem do material. O material inicialmente apresenta três situações do cotidiano de um garoto que sempre questiona sua mãe em busca dos porquês. As cenas acontecem em dois ambientes cozinha e banheiro, sendo o primeiro, em dois momentos distintos. Sua mãe faz a mediação do ensino conceitual com o fenômeno questionado. O usuário será questionado com assuntos relativos à estória e a resposta correta o direcionará para a continuidade da mesma. A interatividade é um fator que diferencia esta mídia das impressas. Em conjunto com a plataforma virtual, foi desenvolvida uma proposta de aplicação do material, que contempla algumas informações importantes para a verificação da eficácia da plataforma. A plataforma virtual está disponível para acesso gratuito através do endereço virtual www.hquimica.pro.br. A principal contribuição deste trabalho é ter desenvolvido um material novo, que está disponível para qualquer aluno ou professor, que complementa o ensino de Química de forma gratuita. Espera-se a produção de novas cenas abordando outros conceitos importantes. A plataforma virtual foi aplicada em um projeto de extensão da UFMT, intitulado Atividades Lúdicas em Ensino de Química, pelos alunos da Engenharia Agrícola e Ambiental, nas escolas estaduais de Ensino Médio de Rondonópolis. Os resultados não foram publicados por tratar-se de participação voluntária, no contra turno, mas houve uma boa aceitação pelos alunos.


Texto completo: PDF