Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, Congresso de Pesquisa em Educação 2017

Tamanho da fonte: 
OFICINA TEMÁTICA PARA PRÉ-VESTIBULANDOS: CARTOGRAFIA ESCOLAR
Lívia Regina Magalhaes, Werlen Gonçalves Raasch

Última alteração: 28-09-17

Resumo


O presente estudo tem por objetivo realizar uma oficina temática de cartografia proporcionando aos discentes o conhecimento de uma importante área da geografia e que estão presentes constantemente em processos seletivos como o ENEM e demais Exames Vestibulares. Os materiais utilizados para o desenvolvimento das atividades foram os seguintes: folhas de papel ofício no formato A4, contendo questões referentes a cartografia para análise e fixação de conteúdo, lápis grafite, canetas esferográficas, borrachas, Data show e computador portátil para exposição dos conteúdos ofertados na oficina. A técnica de ensino foi de aula expositiva dialogada, com exposição dos conteúdos. Após a explicação abriu-se espaço para que os alunos questionassem e debatessem junto aos tutores o conteúdo abordado. Foi realizada um levantamento das principais dificuldades apresentadas pelos alunos em relação à cartografia. As principais deficiências diagnosticadas a partir do levantamento foram:  localização e orientação no espaço geográfico, dúvidas relacionadas aos conceitos e identificação de latitude e longitude e a questão dos fusos horários em seus conceitos e no próprio cálculo. A partir do diagnóstico obtido foi dado encaminhamento da atividade prática, a oficina de cartografia foi dividida em três momentos: abertura, apresentação dos principais conceitos cartográficos e aplicação de um questionário para assimilação e fixação de conteúdo. Do ponto de vista dos bolsistas do projeto PIBID que atuaram enquanto monitores da atividade, as expectativas em relação à oficina de cartografia foram superadas. A interação entre os alunos ocorreu de forma saudável e, as atividades aplicadas tiveram sucesso em seu desenvolvimento.


Texto completo: PDF