Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, 2º Encontro de Jovens Pesquisadores do Centro-Oeste e Norte do Brasil

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CONCEPÇÕES DE “INTERDISCIPLINARIDADE” DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO RURAL DO MUNICÍPIO DE RIO VERDE-GO - BRASIL
Wender Faleiro, Renato Pereira de Moraes

Última alteração: 05-09-18

Resumo


A presente pesquisa foi provocada pelo interesse em conhecer a realidade das escolas do campo do município de Rio Verde - GO que atendem o Ensino Médio como nível básico de ensino, e tem por objetivo identificar as concepções de "Interdisciplinaridade" dos professores da área das Ciências da Natureza e Matemática nas escolas de Ensino Médio do campo do município de Rio Verde-GO. A pesquisa tem caráter mais descritivo que analítico, pois aborda situações que merecem ser estudadas da própria realidade e ao mesmo tempo de natureza qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados analise documental, questionários e entrevistas semiestruturadas. . Dos docentes entrevistados apenas quatro disseram que "sempre" adotam em suas aulas práticas interdisciplinares e a maioria (70,5%) responderam "eventualmente". Muitos professores optam por trabalhar de forma isolada por terem dificuldade de lidar com o coletivo. Os professores sentem-se inseguros e despreparados, tornando isso evidente em sua prática pedagógica, além de não contarem com apoio de cursos específicos que promovam sua formação continuada. Diante dos dados coletados e analisados podemos concluir que de fato o modelo de educação ofertada nas cinco escolas investigadas trata-se de um ensino voltado para o rural, pois as características são bem próximas ao modo de produção capitalista, sem espaço para discussão tanto para questões voltadas ao campo quanto por meio de um ensino contextualizado pautado na interdisciplinaridade.



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