Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, IX Mostra da Pós-Graduação

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CONCEITOS FISÍCOS NO ENSINO DE TÉCNICA DE DESARME PARA POLICIAIS DO 1º CURSO DE CONTROLE E SUBMISSÃO ROTAM - MT
Jefferson Duca dos Santos Duca

Última alteração: 16-02-18

Resumo


Este artigo trata de uma pesquisa acerca do ensino de física para policiais em fase de especialização em patrulhamento tático, A atividade policial apresenta um trabalho de suma importância para a sociedade, seja qual for sua organização ou instituição, e não é diferente no estado de Mato Grosso onde os índices de criminalidade possui traços acentuados, então a atividade policial depende de uma formação de excelência e capacitação continuada, com essa proposta buscamos investigar se o ensino de conhecimento teórico físico associado a técnica de desarme, pode através da aprendizagem significativa proporcionar eficiência e segurança na execução da técnica.

A coleta de dados, fora feito através de avaliação prévia e final além de uma avaliação prática que demonstrou que o ensino de física associado a técnica policial é significativo. Este artigo baseia-se na aprendizagem significativa receptiva e por descoberta proposta por Novak e Kanesian, que propõe uma quebra do paradigma da presunção que a relação ensino aprendizagem no meio militar deve estar em moldes tradicionalistas conservadores, pioneiro no estado de Mato Grosso, este trabalho corroborou com o currículo do 1º curso de Controle e Submissão do batalhão ROTAM-MT, que possui “Ensino de Física Aplicada” como disciplina do currículo básico.

 

Palavras-chave: Ensino; Física; Técnica; Policial; Desarme.