Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, IX Mostra da Pós-Graduação

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Concepções de Criança e Infância de Professores e Professoras Indígenas: O Desafio da Educação Intercultural
ARLETE MÁRCIA DE PINHO

Última alteração: 28-09-17

Resumo


 

Esta pesquisa de Mestrado, intitulada “Concepções de Criança e Infância de Professores e Professoras Indígenas: O Desafio da Educação Intercultural”, inserida na linha de pesquisa Movimentos Social, Política e Educação Popular do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação – UFMT tem como objetivo geral analisar as concepções de Professores e Professoras alfabetizadores (as) Indígenas sobre a criança, infância e sua educação nas suas comunidades-escolas, e como objetivos específicos: a) Compreender a partir dos estudos as concepções de infância e suas educações na cultura ocidental; b) Identificar as concepções de criança e infância e seus processos de educação em diálogo com os referenciais da história, sociologia, psicologia e a antropologia com os estudos da criança indígena; c) Analisar o brincar e a educação do corpo na construção de identidades e diferenças nos processos de educação da criança indígena. Para melhor identificar essas diferentes concepções e processos de educação da criança indígena, desenvolvemos a pesquisa qualitativa com a participação de professoras e professores indígenas que atuam na educação escolar de suas comunidades, especialmente atendendo crianças nos primeiros anos de escolarização. A coleta de dados se deu durante a formação dos Saberes Indígenas na Escola da UFMT por meio de entrevistas semiestruturadas e para a análise dos dados, referenciamo-nos nos estudos da antropologia da criança indígena e outros referenciais que auxiliam na compreensão das diferentes dimensões e processos de educação da criança e infância. Como resultados, podemos apontar que as concepções de infância estão baseadas nas experiências das histórias pessoais das professoras e professores indígenas. A concepção de criança das professoras e professores indígenas apresenta uma crença em um tipo de criança idealizada, feliz, sonhadora, brincante ao mesmo tempo em que a concepção de sua educação na escola aponta a preocupação do aprender a ler, como um dos objetivos centrais da escola indígena atual. Entretanto, podemos perceber o protagonismo e visibilidade por parte de lideranças de professores (as) indígenas a fim de construir uma educação escolar indígena que atenda às necessidades das especificidades das crianças indígenas.

PALAVRAS-CHAVE: Professores e professoras indígenas. Criança Indígena. Infância.