Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, IX Mostra da Pós-Graduação

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EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: Análise da Permanência dos Estudantes dos Cursos de graduação ofertados pela UAB na UFMT
RUSILEI LUZIA DA COSTA PESSATTO, Tereza Christina Mertens Aguiar Veloso

Última alteração: 28-09-17

Resumo


A educação a distância é uma modalidade de ensino que tem sua inserção cada vez mais presente na educação superior brasileira, contribuindo no alcance de localidades pouco acessíveis ao ensino presencial, na expansão de vagas e aumento de ingressantes. A UAB se destaca pelo oferecimento de cursos para atender a formação de professores e sua capacitação. Compreendendo que o ingresso não garante a permanência do estudante nos cursos EaD,  esta modalidade tem como percalço um alto índice de evasão. O fator impulsionador desta pesquisa se revela pela quantidade de evasão presente nos cursos oferecidos na modalidade à distância e para se averiguar a existência de políticas que incentivem os discentes a permanecer. O estudo tem como objetivo geral identificar os elementos que contribuem para a permanência dos discentes dos 3º e 4º ano nos cursos de graduação na modalidade à distância na Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal de Mato Grosso e como objetivos específicos analisar os documentos legais que tratam da educação a distância no Brasil e na UFMT; Caracterizar a expansão da Educação a Distância no Brasil, no centro Oeste, no Estado de Mato Grosso e na UFMT; Analisar o processo de institucionalização da EaD na UFMT; Compreender os fatores que interferem na permanência, do ponto de vista dos coordenadores de curso e dos estudantes. Esta pesquisa poderá fornecer importantes dados com o propósito de se conhecer o perfil de quem permanece e os motivos da sua permanência. A pesquisa de abordagem qualitativa apresenta como primeira etapa a realização de um levantamento bibliográfico, bem como pesquisa documental em que será destacado as políticas propulsoras da EaD, leis e decretos. Será aplicado ainda, questionário online com os discentes matriculados e entrevista semiestruturada com os coordenadores dos cursos de graduação e selecionados alguns estudantes de 3º e 4º. ano de polos com maiores índices de evasão para entrevista semiestruturada, com o objetivo de investigar os motivos propulsores de sua permanência.  Após estes dados serão triangulados a fim de obter os resultados que são alvo do projeto de pesquisa.