Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, IX Mostra da Pós-Graduação

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A ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS E PSICÓLOGAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ESTADO DE MATO GROSSO
Gessika Brasileira Macedo de Carvalho, Jane Teresinha Domingues Cotrin

Última alteração: 02-10-17

Resumo


A Psicologia tem a função de auxiliar na concretização de mudanças importantes para o desenvolvimento do ensino de qualidade nas instituições em geral, com o objetivo de promover o bem-estar de todos, principalmente no que se relaciona à uma proposta de educação inclusiva, cujo objetivo é se organizar para atender as diferentes demandas culturais, étnicas, físicas e sociais apresentadas pelos sujeitos. Essa proposta traz, aos psicólogos e psicólogas desafios antigos como a dificuldade em delimitar qual a função do profissional na escola. Esta pesquisa, configurada como um estudo de caso, tem o objetivo de compreender quais são as atribuições do profissional da psicologia que atua numa proposta educacional inclusiva a partir da percepção dos profissionais e dos locais nos quais atuam.  A perspectiva teórica que subsidiará a análise de dados é a psicologia histórico-cultural. A pesquisa está na fase de revisão bibliográfica e os achados indicam que existem poucos estudos cujo o foco seja nas práticas profissionais nesse contexto especifico.

Palavras Chaves: Psicologia, inclusão, educação, escola.