Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, IX Mostra da Pós-Graduação

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ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA NA PERSPECTIVA CTSA
Eliane Glerian Leite, Elane Chaveiro Soares

Última alteração: 26-09-17

Resumo


Pesquisas ainda apontam a Química como uma disciplina considerada difícil pelos alunos da educação básica. Para torna-la mais interessante é preciso – dentre outras coisas – adotar metodologias diferenciadas afim de tornar as aulas mais dinâmicas, atrativas e significativas  procurando aproximar o ensino dessa ciência da realidade do educando, valorizando os conhecimentos prévios dos mesmos para a construção e reconstrução de novos conhecimentos, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico, prazeroso e crítico, e dessa forma trazendo-os para a motivação e a valorização do que já sabem  conforme aponta a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Sendo assim, o objetivo geral deste trabalho de pesquisa é a construção, aplicação e validação de uma proposta didático-metodológica que visa facilitar o processo de ensino-aprendizagem na forma de uma Sequência Didática Interativa (SDI), visando a construção e reconstrução de conceitos sobre Cinética Química, com uma abordagem na perspectiva Ciência-Tecnologia- Sociedade-Ambiente (CTSA). A pesquisa será de cunho qualitativo onde, inicialmente se fará um diagnóstico escolar sobre as ideias prévias dos educandos com relação ao conteúdo citado. E, a partir dessa problematização, conhecer as dificuldades relacionadas ao tema. A proposta pedagógica será desenvolvida no início do quarto bimestre do ano letivo de 2017 com professores e alunos do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual Onze de Março, localizada no município de Cáceres no Estado de Mato Grosso. Espera-se, portanto, que esse trabalho possibilite aos docentes maiores reflexões sobre o ensino de Química para que outras metodologias possam ser desenvolvidas e aplicadas.

Palavras-chave: Cinética Química; Sequência Didática Interativa; CTSA.