Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, IX Mostra da Pós-Graduação

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LEITURA E FORMAÇÃO DOCENTE: ANÁLISE DE PRÁTICAS DEPROFESSORES NO CONTEXTO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
keila Antônia Barbosa Souza

Última alteração: 23-10-17

Resumo


Esta investigação vincula-se ao Grupo de Pesquisa Alfabetização e Letramento Escolar (ALFALE), do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade Federal de Mato Grosso - Câmpus Universitário de Rondonópolis, (PPGEdu/CUR/UFMT), na linha de pesquisa: Linguagens, Cultura e Construção de Conhecimento: perspectivas histórica e contemporânea.  E apresenta resultados da pesquisa que tem como tema central a leitura na formação docente. A pesquisa foi realizada com três grupos de professores que participaram do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em Mato Grosso: professores formadores, orientadores de estudo e professores alfabetizadores.  O estudo é de cunho qualitativo com enfoque no estudo de caso. Como técnica e instrumentos de coleta de dados utilizou-se da entrevista semiestruturada gravada em áudio e transcrita e ainda questionário impresso. O objetivo que se delineou para esta pesquisa foi analisar se na formação do PNAIC em Mato Grosso, a leitura se constituiu em instrumento significativo processo de formação contínua. Neste sentido, procurou responder as seguintes indagações: Na perspectiva das participantes do PNAIC em Mato Grosso  a leitura se constituiu como um instrumento significativo no processo de formação contínua? Na visão das professoras pesquisadas, quais as relações da leitura na formação contínua com a atividade docente? Como resultado parcial do estudo a investigação revelou que, a formação oferecida pelo PNAIC em Mato Grosso, contribuiu para a formação leitora do professor, pois de acordo com os dados fornecidos, durante a formação elas se inseriram num processo de conscientização, revisitação, e aprimoramento do trabalho com a leitura. E ainda despertou o olhar para a importância da formação literária no contexto escolar e do conhecimento que o professor precisa possuir sobre leitura e literatura. Através da disponibilização de materiais didáticos e obras do acervo pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), o curso proporcionou momentos para se discutir metodologias para o trabalho com a leitura no contexto da formação e fora dele. As análises apontaram também que as professoras realizam leituras voltadas para a questão pedagógica concebendo-a  como elemento importante para o aprofundamento teórico  . Isto posto, a formação continuada do PNAIC, configurou-se como um espaço favorável para o aprimoramento das práticas de leitura do professor.

Palavras-chave: Leitura e formação docente. Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

 


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