Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, IX Mostra da Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
ondas estacionarias
ERIBERTO PEDRO VEZENTIN

Última alteração: 27-09-17

Resumo


Um dos fatores indutores das pesquisas em Ensino de Física, atualmente, é a preocupação em promover um aprendizado significativo, principalmente dos conceitos

mais fundamentais. Como definido por Moreira (2005), um dos pressupostos para a ocorrência de uma aprendizagem significativa é que o aprendiz consiga atribuir significado aos conceitos apresentados. Pode-se inferir, portanto que quanto mais próximo do cotidiano o conceito for apresentado maior a chance de ocorrência de aprendizagem significativa.

Uma estratégia que relaciona a Física a ser estudada com a realidade social contribui para que o educando estabeleça significados e valores aos conteúdos, gerando

justificativas, discussões e relações com as experiências vivenciadas no cotidiano. Neste sentido os experimentos podem constituir um recurso alternativo interessante para as aulas de Física, motivando os alunos e resgatando o caráter investigativo da ciência como um todo, gerando debates que muitas vezes as aulas tradicionais não conseguem estimular por não contarem com a mesma interatividade.

Neste contexto será proposta a estruturação de uma Sequência de Ensino e Aprendizagem, através de uma abordagem equilibrada no que diz respeito ao binômio teoria-prática utilizando um experimento exploratório e aulas dialogadas como agentes indutores, gerando um ambiente que possibilite a aprendizagem significativa da Acústica e os principais fenômenos envolvidos.

O produto educacional proposto será composto de um manual que permitirá a construção do experimento prático, (experimento de baixo custo e fácil construção) que combinado com um software gratuito (gerador de áudio seepgen), possibilite a geração de ondas estacionarias num fio de nylon.

Constará também, um roteiro sugerindo as etapas da aplicação da sequência de ensino-aprendizagem e os questionários mínimos a serem aplicados.