Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, IX Mostra da Pós-Graduação

Tamanho da fonte: 
UEPS PARA O ENSINO DA ELETRICIDADE E MAGNETISMO
CHARLES ADRIANO OURIVES, MIGUEL JORGE NETO

Última alteração: 26-09-17

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo geral desenvolver uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) em etapas, para facilitar a aprendizagem significativa de tópicos de eletricidade e magnetismo. As UEPS são sequências de ensino fundamentadas teoricamente e que são voltadas para a aprendizagem significativa, podendo estimular a pesquisa aplicada em ensino, aquela voltada diretamente à sala de aula. O presente trabalho vem se desenvolvendo na Escola de Educação Básica e Profissional “Fundação Bradesco”, com uma turma do 3º ano do Ensino Médio.  Os aspectos sequencias foram organizados nas seguintes etapas: 1) Definição dos tópicos a serem abordados; 2) Apresentação de situações de sondagem/externalização dos subsunçores dos aprendizes; 3) Apresentação de situações-problema introdutórias através de simuladores computacionais, demonstração de experimento(s) e/ou vídeos; 4) Explanação e discussão, dos aspectos mais inclusivos (generalizações) aos mais específicos (exemplos concretos); 5) Reconciliação integrativa visando estabelecer relações comparativas e de contraste entre o que foi abordado e possíveis novos exemplos; 6) Propor atividade colaborativa, com base no tópico de estudo, que leve os alunos a interagirem socialmente, negociando significados, tendo o professor como mediador; 7) Conclusão da unidade de ensino, com a avaliação final e feedback do trabalho. Todas as evidências de aprendizagem (formativa + somativa) são analisadas para o parecer final.

Palavras-chave: Aprendizagem Significativa, Sequências de Ensino, Ensino de Física