Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, XI Mostra da Pós-Graduação

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A QUALIDADE NA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA: ESTUDO DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL
Rita Eliana Masaro, Sigmar Malvezzi, Angela Maria Teixeira de Almeida, André Baptista Leite, Kelly Pellizari

Última alteração: 16-10-19

Resumo


A definição de qualidade não possui uma delimitação semântica precisa. E, por vezes pode ser entendida como sinônimo de reputação. O espaço de construção de qualidade é tão amplo e inclui tantos componentes que haveria pouca utilidade em qualquer modelo que tentasse abranger todos eles. O desafio é explorar as raízes de várias definições de qualidade, identificando seus pontos fortes e fracos e examinando as vantagens e desvantagens inerentes a aceitar uma definição de qualidade em detrimento de outras. Nos últimos vinte anos, o ensino superior tem estado sujeito a mudanças estruturais e culturais associadas à responsabilidade e aos custos que afetaram profundamente a vida acadêmica. Nessa nova realidade, o termo qualidade tornou-se sinônimo de coleta de dados, análise de desempenho e aumento maciço da burocracia. A busca da melhoria da formação universitária é um assunto de interesse do público em geral e do público final, ou seja, das próprias universidades no sentido de que as definições podem servir como uma espécie de proteção do consumidor ou garantia sobre as qualificações dos graduados. A definição de qualidade é uma preocupação de todos os envolvidos na formação universitária, principalmente dos stakeholders, haja visto que as próprias universidades são a principal fonte de tais definições. Objetivo geral: Realizar um levantamento sobre a qualidade na formação universitária de uma instituição federal. Objetivos específicos: Analisar a percepção do construto qualidade na formação universitária de uma instituição federal e conhecer as necessidades e expectativas de melhoria percebidas pelos atores organizacionais de uma universidade federal. Metodologia: A investigação utilizou-se de um instrumento de completamento de dez frases aplicado presencialmente após a anuência do comitê de ética da instituição pesquisada. Os respondentes convidados foram os servidores dirigentes, que foram compostos por técnicos administrativos e professores com mais de três anos de trabalho na instituição e os graduandos do último ano do curso de diversas áreas (N=202).  Resultados: A pesquisa está em fase de identificação dos conteúdos pesquisados. Considerações: Qualidade não é um traço nem um predicado. É algo complexo que envolve muitas ações: investimento, avanço, aprendizagem, estrutura política entre outras. Para avaliar e melhorar a qualidade no ensino superior, é necessário um modelo de valor no ensino superior que conecte qualidade com relevância, acesso e investimento. As práticas obsoletas, a dificuldade em adequar-se a um novo contexto de relações sociais em um mundo economicamente complexo, os problemas de corporativismo e o individualismo exacerbado residem no interior da universidade e são a sua principal ameaça. Reitera-se o papel relevante da formação universitária na perspectiva da inovação educacional.


Palavras-chave


qualidade na formação universitária; completamento de frases; ensino superior; instituição federal.