Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

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Child Behavior Checklist for Ages 6-18 (CBCL/6-18): revisão sistemática
Rosimeire Moraes Amorim, Rauni Jandé Roama Alves

Última alteração: 05-10-18

Resumo


 

AMORIM, Rosimeire de Moraes

ALVES, Rauni Jandé Roama

Resumo

 

O objetivo desse estudo foi de revisar sistematicamente a literatura científica a fim de identificar os estudos de validade brasileiros do Child Behavior Checklist for Ages 6-18 (CBCL). Metodologicamente, foram utilizadas as recomendações do método “Principais Itens para Relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises” (PRISMA). A pesquisa ocorreu em junho de 2018 e foi conduzida por dois pesquisadores, separadamente, para que houvesse rigor e validação dos resultados encontrados. Foram realizadas buscas em artigos, teses e dissertações em três bases de dados:  Scientific Electronic Library Online (Scielo); teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); América Latina e Caribe em Ciências da Saúde Literatura (Lilacs). Foram utilizados os seguintes descritores na busca das produções, bem como seu cruzamento: “cbcl” e “validade”. Os seguintes critérios de inclusão foram adotados: (a) a publicação ser de 2007 a 2017; (b) a publicação deveria estar em português (resumo ou na íntegra); (c) poder ser identificado no título ou no resumo o uso do CBCL; (d) ser identificado no título ou no resumo o uso da palavra validade. O único critério de exclusão adotado foi o de ser uma publicação repetida entre as bases de dados, já encontrada anteriormente. Por meio dos descritores, foi encontrado o total de 274 produções. Ao ser aplicados os critérios de inclusão e exclusão, foram identificados somente três produções que abordara a validade do CBCL. Os estudos apresentaram boas evidências de validade e fidedignidade, embora poucas e não atualizadas, bem como não demonstraram dados sobre uma possível normatização. Dessa forma, verificou-se lacunas importantes nos processos de validação e adaptação do instrumento no Brasil, sendo necessários novos estudos, especialmente por ele ser corriqueiramente utilizado clinicamente e já comercializado no país.

 

Palavras-chave: avaliação psicológica; psicometria; validade; psicopatologia infantil.

 

 


Palavras-chave


avaliação psicológica; psicometria; validade; psicopatologia infantil.