Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

Tamanho da fonte: 
Acúmulo de Brachiaria brizantha fertilizado com nitrogênio
Lorraine do Nascimento Farias, Anderson de Moura Zanine, Daniele De Jesus Ferreira

Última alteração: 18-10-18

Resumo


Objetivou-se avaliar o acúmulo de forragem em pastos de capim piatã fertilizado com nitrogênio durante épocas do ano. O experimento foi instalado em delineamento de blocos casualizados com quatro tratamentos (0, 150, 300 e 450 kg de N ha) e três repetições, em parcelas de 36 m2. A fertilização nitrogenada foi aplicada parceladamente, de acordo como os tratamentos. O manejo do pastejo com lotação intermitente foi caracterizado pela entrada e retirada dos animais das parcelas na condição em que o pasto apresentava interceptação luminosa (IL) de 95% da radiação fotossintética ativa (pré-pastejo) e 20 cm de altura (pós pastejo), respectivamente. Verificou influência (P<0,05) das doses de nitrogênio na altura do capim piatã no pré-pastejo, estimando-se a altura pré-pastejo do pasto de capim piatã que variou durante o período experimental em função das doses de nitrogênio e apresentou valor médio de 39 cm para interceptação 95% de IL. O índice de área foliar (IAF) apresentou significância (P<0,05) de forma isolada com comportamento linear crescente do IAF em função das doses de nitrogênio, com incremento de 17,54% no valor desta variável em pastos adubados com 450 kg ha-1 N em comparação aos pastos não adubados com nitrogênio. A análise estatística detectou efeito significativo das doses de nitrogênio, épocas do ano e interação dos fatores no acúmulo de forragem total. Foi observado comportamento linear crescente para acúmulo de massa de forragem. Ao comparar o pasto sem fertilização com a maior dose de nitrogênio observou-se incrementos na ordem de 56,07, 79,31, e 47,19% no acúmulo de massa de forragem para as épocas final de verão/outono, primavera e verão, respectivamente. No inverno não foi constatado efeito significativo das doses de nitrogênio no acúmulo de massa seca do capim piatã (P<0,05). O acúmulo de lâmina foliar nos pastos sem fertilização nitrogenada apresentou valores de 570, 439, 1072 e 634 kg MS ha-1, sendo que na adubação com 450 kg ha-1 N proporcionaram produções de lâmina foliar de 1798, 773, 2651 e 1449 kg ha-1 N, nas épocas de final de verão/outono, inverno, primavera e verão, respectivamente.  Para a taxa de acúmulo de colmo observou-se efeito significativo com comportamento linear crescente na época final de verão/outono e primavera com incrementos de 89,35 e 70,11%, respectivamente, quando foi comparado o pasto sem fertilização e a maior dose de nitrogênio. No inverno e verão não houve efeito significativo dos fatores estudados (P>0,05). A produção de massa de forragem aumenta linearmente com a fertilização nitrogenada e sofre influência da época do ano, apresentando menores produções no inverno.


Palavras-chave


forragem; pastejo, fertilização nitrogenada, interceptação luminosa

Referências


ALVES, J.S.; PIERS, A.J.V.; MATSUMOTO, S.N.; FIGUEIREDO, M.P.; RIBEIRO, G.S. Características morfológicas e estruturais da Brachiaria decumbens stapf. submetida a diferentes doses de nitrogênio e volumes de água. Acta Veterinari Brasilica, v.2, n.1, p.1- 10, 2008.

ATKIN, O.K.; TJOELKER, M.G. Thermal acclimation and the dynamic response of plant respiration to temperature. Trends in Plant Science 8, 343-351, 2003.

BARBOSA, R.A.; NASCIMENTO JÚNIOR, D.; EUCLIDES, V.B.P.; DA SILVA, S.C.; ZIMMER, A.H.; TORRES JÚNIOR, A.A. Capim-tanzânia submetido a combinações entre intensidade e frequência de pastejo. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v.42, n.3, p.329-340, 2007.

BORGES, B.M.M.N.; SILVA JÚNIOR, L.C.S.; LUCAS, F.T.; SILVA, W.J. Relação entre o fluxo luminoso interceptado em diferentes épocas no índice de área foliar de diferentes forrageiras. Semina, v. 32, n. 4, p. 1589-1594, 2011.

BROWN, R.H.; BLASER, R.E. Leaf area index in pasture growth. Herbage Abstracts, v.38, n.1, p.1-9, 1968.

BROUGHAM, R.M. Interception of light by the foliage of pure and mixed stands of pasture plants. Australian Journal of Agricultural Research, v.9, p.39-52, 1957.