Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

Tamanho da fonte: 
Representações Pictóricas de Artistas Mato-Grossenses
Marcos Roberto Saez

Última alteração: 15-10-18

Resumo


Observando a pintura de artistas representativos do contexto contemporâneo da arte mato-grossense, nota-se que são figuras recorrentes em seus quadros: carro de boi, rio, peixe, pescador, floresta, mata, a onça e outros animais, festas e eventos tradicionais da região, uma temática comum a um grande número de artistas. O objetivo da pesquisa é identificar por que os pintores mato-grossenses expressam esta temática em suas obras, quais as motivações destes artistas? O trabalho pretende analisar esta representação pictórica, e os significados destas obras. A pesquisa tem como referência teórica os autores Pierre Bourdieu a partir dos conceitos de campo, habitus e capital; Karl Manheim com seu estudo de grupos autônomos; Max Weber e a Teoria da Ação social.

A pesquisa será qualitativa, com entrevistas não-estruturadas com artistas plásticos, análise das obras de arte e consulta bibliográfica, buscando aproximações sucessivas ao objeto para melhor compreendê-lo. Espera-se, pelo estudo, entendimento mais aprofundado da arte pictórica mato-grossense, de suas expressões, as representações culturais expressas em suas telas e quais as contribuições destes artistas para com a cultura mato-grossense.


Palavras-chave


cultura, representações pictóricas, arte mato-grossense