Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

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Educação Permanente em Saúde: política pública que provoca à novas linguagens de pactuação e reorganização do Sistema Único de Saúde no Brasil
FAGNER LUIZ LEMES ROJAS, Ruth Terezinha Kehrig, Emília Carvalho Leitão Biato

Última alteração: 08-10-18

Resumo


O estudo teve por objetivo interpretar as interações entre a microfísica do poder relacionada à Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) e suas repercussões no estado de Mato Grosso, desde 2003, até a atualidade. O recorte temporal justifica-se pelo início dos Polos de Educação Permanente em Saúde em 2003 e sua relação a PNEPS, promulgada pela portaria GM/MS nº 1996/2007. A pesquisa fundamenta-se nos estudos de Michel Foucault sobre microfísica do poder (1926-1984, 2015) e sua análise crítica em torno do discurso. A PNEPS gerou a capacidade de modificar o modus operandi, que influenciou não somente o modelo de gestão, e amplificou a capacidade de formular novas práticas e construir um modelo próprio de fazer EPS, acionados pelo quadrilátero da saúde representados pelo controle social, trabalhador, gestor e rede de ensino. Isso estimulou a descentralização e se configurou como marco para o início de uma redefinição do SUS mato-grossense, viabilizando caminhos que estimulou a produção de novas linguagens e pactos para o desenvolvimento da saúde pública.


Palavras-chave


Educação Permanente em Saúde, Política em Saúde, Saúde Coletiva.

Referências


agosto de 2007. Dispõe sobre as diretrizes para implementação da Política Nacional de Educação Permanente em saúde e dá outras providências. Disponível em: http://dtr2001.saude.gov.br/sas/PORTARIAS/Port2007/GM/GM-1996.htm. Acesso em: 28 set. 2018.

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