Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

Tamanho da fonte: 
ESTUDO FITOQUÍMICO E AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIBACTERIANA DA CASCA DO CAULE E FOLHAS DE Rhamnidium elaeocarpumReissek (RHAMNACEAE)
Angélica Corrêa Kauffmann, Virginia Claudia Paulino Silva

Última alteração: 15-10-18

Resumo


A família Rhamnaceae é encontrada com maior incidência em regiões tropicais e subtropicais do globo terrestre, composta por 58 gêneros com aproximadamente 900 espécies, e em território brasileiro são encontrados 47 espécies em 12 gêneros. Estudos sobre a natureza química das espécies da Rhamnaceae descrevem a presença de diversas classes de metabólitos secundários, incluindo terpenoides, flavonoides, saponinas e alcaloides ciclopeptídicos. Vários destes compostos são responsáveis pelas atividades biológicas descritas na família como, antiínflamatórias, antibactericidas, antifebris, analgésicas, anticonvulsivos. O gênero Rhamnidium possui 22 espécies com distribuição neotropical, e no Brasil são encontradas 3 espécies, Rhamnidium elaeocarpumRhamnidium molle Rhamnidium glabrum. A espécie Rhamnidium elaeocarpum possui como sinonímia a Rhamnidium cognatum, é uma planta presente apenas em solo sul-americano, com ampla distribuição do Peru ao leste do Brasil e Argentina, conhecida popularmente como, Cabrito, Cabriteiro, Bosta de Cabrito, Saguaraji ou Cafezinho, é utilizada pela medicina popular para reduzir o prurido das gengivas de crianças no início da dentição e para dores estomacais. Em um estudo preliminar relatado, verificou-se a presença de flavonoides, alcaloides, saponinas e taninos em extratos da espécie. Entretanto, do ponto de vista químico e biológico, não foram encontrados estudos que relatem o isolamento, purificação e identificação de substâncias bioativas na espécie Rhamnidium elaeocarpum, logo este trabalho visa isolar e identificar compostos, empregando diversas técnicas cromatográficas e espectrométricas, além da realização de testes antibacterianos.

Palavras-chave


Rhamnaceae, Rhamnidium elaeocarpum, Antibacteriano.

Referências


OLIVEIRA, T. B.; Estudo Farmacognóstico, Investigação das Atividades Antimicrobiana, Leishmanicida e Toxicidade Aguda de Rhamnidium elaeocarpum Reissek – Rhamnaceae (Cafezinho). Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas). Universidade Federal de Goiás, Campus Goiânia, 2009.

OLIVEIRA, M. A.; BARRETO, A. A. O.; QUINTANS JÚNIOR, L. J.; GUIMARÂES, A. G.; Aplicação de Terpenos como Agentes Analgésicos: uma Prospecção Tecnológica. Revista GEINTEC. v. 4, n. 4. p. 1292-1298, 2014.