Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, X Mostra da Pós-Graduação: Direitos Humanos, trabalho coletivo e redes de pesquisa na Pós Graduação

Tamanho da fonte: 
Desenvolvimento de métodos eletroanalíticos para a determinação de pesticidas em água empregando análise por injeção em batelada (BIA) com detecção amperométrica.
Gleiciane Barros Ferreira da Silva, Aline Carlos de Oliveira, Marilza Castilho

Última alteração: 17-10-18

Resumo


A produção agrícola de algodão, milho e soja no Estado de Mato Grosso é considerada a maior do Brasil, e sempre esteve associada ao uso de pesticidas para garantir quantidade e qualidade da produção, mas em geral estes pesticidas tem alta toxidade e podem acarretar contaminações ao meio ambiente, sendo os recursos hídricos os mais afetados, devido à agricultura exigir um suprimento de água, o que conduz o desenvolvimento dessa atividade próximo a rios e lagos. Desta forma, desenvolver métodos para a determinação de pesticidas em águas superficiais, é uma maneira de auxiliar o monitoramento desses compostos e identificar possíveis focos de contaminação. Dentro desta perspectiva este projeto visa o desenvolvimento de método eletroanalítico para a quantificação de pesticidas, haja vista que parte dos princípios ativos apresenta grupos funcionais eletroativos. Considerando esta particularidade dos pesticidas, inicialmente foram selecionados três acaricidas, dois da classe dos carbamatos, carbofuran e metomil, e o endosulfan que pertence à classe dos organoclorados, e ainda o herbicida metalocloro. Pretende-se desenvolver um método eletroanalítico para quantificar simultaneamente estes pesticidas, empregando a técnica de análise por injeção em batelada (BIA) que pode ser facilmente associada a um detector amperométrico, mas normalmente usado para a determinação de uma única espécie. Contudo, o uso de Amperometria de Múltiplos Pulsos (AMP) possibilita a determinação simultânea de várias espécies. Como eletrodo de trabalho será utilizado o eletrodo de diamante dopado com boro (DDB), que apresenta como vantagens ampla janela de potencial e elevada sensibilidade de resposta, requisitos básicos para a análise simultânea. Para tanto, serão realizados estudos para verificar a viabilidade da análise simultânea, com a otimização dos parâmetros das técnicas e eletrólito suporte, para os padrões dos pesticidas, e na sequência aplicado o método para amostras de águas superficiais, e os resultados comparados aos obtidos por cromatografia líquida.


Palavras-chave


eletrodo de diamante dopado com boro (DDB), análise por injeção em batelada (BIA), amperometria, pesticida

Referências


ANDRADE, M. S. Oxidação eletroquímica do carbofurano em formulação comercial. 2016. 71 p. f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Processos) -Universidade Tiradentes. 2016.

COBB, S. J.; AYRES, Z. J.; MACPHERSON, J. V. Boron Doped Diamond: A Designer Electrode Material for the Twenty-First Century. Annual Review of Analytical Chemistry, v. 11, n. 1, p. annurev-anchem-061417-010107, 2018.

EMBRAPA. Disponível em: https://www.embrapa.br. Acesso em 15/10/2018.

FREITAS, J. M.; OLIVEIRA, C.; GIMENES, D. T.; et al. Simultaneous determination of three species with a single-injection step using batch injection analysis with multiple pulse amperometric detection. Talanta, v. 146, p. 670–675, 2016.

GALLI, A.; SOUZA, D. DE; GARBELLINI, G. S.; et al. Utilização de técnicas eletroanalíticas na determinação de pesticidas em alimentos. Química Nova, v. 29, n. 1, p. 105–112, 2006.

KOPYTKO, M.; CORREA-TORRES, S. N.; ESTÉVEZ- GÓMEZ, M. J. Biodegradación estimulada de los suelos contaminados con pesticidas organoclorados. Revista de Investigación Agraria y Ambiental, v. 8, n. 1, p. 119–130, 2017.

ROSE, C. E.; COUPE, R. H.; CAPEL, P. D.; WEBB, R. M. T. Holistic assessment of occurrence and fate of metolachlor within environmental compartments of agricultural watersheds. Science of the Total Environment, v. 612, p. 708–719, 2018.

SCOY, A. R. VAN; YUE, M.; DENG, X.; TJEERDEMA, R. S. Environmental Fate and Toxicology of Methomyl. 2013.