Submissões

Submissões online

Já possui um Login/Senha de acesso à Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT?
Acesso

Não possui Login/Senha?
Inscrições

A inscrição, criando seu login e senha, é obrigatória para submissão de documentos online e acompanhar a situação de submissões.

 

Diretrizes para Autores

Normas para a submissão do resumo expandido e Poster.

1) Serão aceitos apenas resumos expandidos. O resumo do trabalho deverá ser enviado somente via eletrônica e no formato “doc” ou “docx”, em português. Não serão considerados arquivos no formato “PDF”. Os textos deverão ser formatados usando a fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento entre linhas 1. Todas as margens deverão ser ajustadas para 2,5 cm, com tamanho de página de papel A4.

2) O Resumo Expandido deverá conter Título, Autores, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão e Referências, seguindo as orientações abaixo:

a) Título do manuscrito conciso e informativo (máximo de 16 palavras), com a primeira letra maiúscula, sem abreviações, em negrito e centralizado. Citar nome científico em itálico e completo (com autor(es)).

b) Nome(s) do(s) autor(es) do  por ordem de autoria do resumo, no limite de seis (6) com iniciais maiúsculas, centralizados, separados por ponto e vírgula, com números sobrescritos que indicarão, em rodapé, a afiliação institucional. Créditos de financiamentos deverão vir no rodapé.

c) Autor principal para contato e respectivo e-mail em nota de rodapé.

d) O resumo como um todo deverá conter entre 2 e 3 páginas. Após o(s) nome(s) do(s) autor(es), deve-se deixar o espaço de uma linha em branco para iniciar o resumo.

3) As Referências são obrigatórias, devendo ser estritamente pertinentes ao trabalho. Evitar colocar citações genericamente relacionadas ao tema da pesquisa. Seguir o padrão para citações e referências da REFACS -  http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/refacs

4) O primeiro autor do resumo expandido deverá ser o apresentador do banner. A submissão do resumo deverá ser no período de 04 a 25 de setembro e será publicado nos Anais do Evento.

5) Figuras e tabelas serão aceitas, no máximo de duas (2)  e deverão ser citadas no texto.

6) Os resumos inscritos serão analisados pela Comissão Científica da Jornada e o resultado será enviado diretamente ao e-mail do primeiro autor. A análise abrangerá os seguintes aspectos: objetivos relevantes e claramente definidos; metodologia adequada; resultados apresentados com clareza; conclusões pertinentes. Somente serão enviados à Comissão os trabalhos que respeitarem as normas gerais e específicas descritas neste regimento. Os trabalhos que estiverem fora dessas normas serão automaticamente desqualificados pela Comissão Científica.

 

Modelo:

Título centralizado, fonte Times New Roman 14 (somente aqui), negrito e inicial maiúscula, com máxima 16 palavras e sem siglas

 

Sobrenome, Nome do Autor[1]; Sobrenome, Nome do Autor[2]

 

RESUMO. Em parágrafo único, fonte Times New Roman 12, como em todo o resto do resumo, exceto no título. O resumo deve conter no máximo 200 palavras. O texto deve conter uma introdução curta, onde os objetivos são mencionados. Citar a metodologia sem muitos detalhamentos, apenas para situar de como foi feito o trabalho. Mencionar os principais resultados e conclusões obtidas. Destacar as informações inéditas e mais relevantes. Não escrever subtítulos no resumo, nem fazer citações bibliográficas. Não serão aceitos trabalhos inconclusos ou em andamento, ou que tenham sido submetidos para publicação. O trabalho deve ser inédito.

Palavras-chave: no máximo seis palavras-chave sem repetir aquelas já contidas no título, separadas por vírgulas e com ponto final.

Introdução. Apresentar o problema a ser abordado, contextualizando o tema no cenário do conhecimento botânico mundial. O referencial teórico apresentado deve ser aquele absoluta e estreitamente relacionado com a pesquisa. Não deve ser feita uma exaustiva apresentação de levantamento bibliográfico. A literatura científica relevante deve ser citada. Justificar o problema estudado de forma clara, usando a revisão de literatura.

Favor seguir a diagramação apresentada aqui, usando este exemplo como base para o texto. Cada parágrafo terá um recuo de 1,25cm, exceto quando houver subtítulo no mesmo e exceto em resumo e referências. Usar no máximo 1000 palavras.

Finalizar com um parágrafo contendo os objetivos.

 

Material e método. Explicitar o tipo de estudo, local, população (caso for pesquisa de campo), número de repetições, período, técnica e análise dos dados, material testemunha, normas éticas seguidas, enfim todos os métodos utilizados para a realização do trabalho. Incluir os dados sobre os materiais usados de modo a possibilitar a reprodução do trabalho. Separar as unidades dos valores por um espaço (exceto para porcentagens ou para graus, minutos e segundos de coordenadas geográficas); utilizar abreviações sempre que possível. Usar no máximo 1000 palavras.

Metodologias clássicas usadas não necessitam ser explicadas; basta citar a fonte.

 

Resultado e discussão. Este subtítulo pode ser dividido em dois, seguindo o mesmo estilo com inicial maiúscula, negrito e ponto final em cada um.

Quando apresentar um resultado, não usar citação. Fazer isto só na discussão do mesmo. Deixar claro no texto o que é resultado obtido e aquele que pertence à literatura, que está sendo usado na discussão.

Citar tabelas, gráficos e figuras nos resultados. Todos devem ser inseridos no corpo do texto como figura JPEG, formatada “em frente ao texto”, posicionada imediatamente após a primeira citação, a não ser que não caiba, por ser final de página, como na Fig. 1 (sempre com a palavra abreviada, sendo a numeração em algarismos arábicos: Fig. 2-3, Tab. 1, etc). Títulos de gráficos e tabelas são na parte superior dos mesmos. As legendas de figuras podem ser em sua região inferior ou inferior direita, conforme economize mais espaço. Se for o caso, deve ter as abreviações usadas,e m ordem alfabética,cada uma seguida de traço, espaço e o significado (vide Fig. 1). Escolher uma só forma de apresentação para os resultados.

Fig. 1. Exemplo de figura a ser usada no Resumo Expandido.O título da figura deve ser autoexplicativo, contendo as informações essenciais. Abreviações: EF- em frente ao texto (formatação); SB- sem borda na figura; seta- significado da mesma ou outros símbolos usados.

Tab. 1. Exemplo de tabela a ser usada no Resumo Expandido. O título da tabela deve ser autoexplicativo, contendo as informações essenciais. Abreviações: em ordem alfabética- explicação das abreviações; símbolos usados e seus significados.

Negrito

Negrito

Negrito

sem negrito

sem negrito

sem negrito

sem negrito

sem negrito

sem negrito

sem negrito

sem negrito

sem negrito

A submissão do resumo expandido significa que os autores concordam com a publicação deste nos Anais do Evento, a critério da Comissão Editorial. Além disso, os autores concordam que não obterão nenhuma remuneração ou ganho, senão a divulgação científica e profissional dos seus trabalhos.

A discussão dos resultados deve estar baseada na literatura, indicando a relevância, vantagens e possíveis limitações contidas no trabalho. Comparar com outros resultados e, se possível, fazer inferências, deduções e analogias. Conforme o caso, interpretar os dados à luz de outras áreas do conhecimento, de forma interdisciplinar.

Finalizar com as principais conclusões que o estudo permitiu obter. Resultados e discussão devem conter no máximo 3000 palavras. O Resumo Expandido como um todo deve ter no máximo três páginas.

 

Referências

Seguir o padrão para citações e referências da REFACS http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/refacs usando deslocamento de 0,5 cm e fonte Times New Roman tamanho 10. Listar aqui apenas as obras citadas.

Sobrenome, Nome. Ano. Título do livro. Cidade: Editora.

Sobrenome, Nome. Ano. Título do capítulo do livro. In: Nome e Sobrenome do Autor (ed.). Título do livro. Cidade: Editora.

Sobrenome, Nome& Sobrenome, Nome. Ano. Título do periódico, volume (número): intervalo de páginas separado por hífen sem espaço.

Sobrenome, Nome; Sobrenome, Nome & Sobrenome, Nome. Ano. Título do periódico, volume(número): intervalo de páginas separado por hífen sem espaço.

Nome da instituição ou pessoa responsável pela página da Internet. Ano. Nome do assunto ou título da página da Internet. Endereço completo da página da Internet, copiado inclusive com a parte inicial http://www.etc (acesso em xx/xx/ano). Só serão aceitas páginas da Internet ligadas a instituições de pesquisa ou de ensino superior.

 

 

 

 



[1] Nome por extenso da instituição a que o autor está vinculado, cidade, estado, e-mail.

2 Nome por extenso da instituição a que o autor está vinculado, cidade, estado.

Agradecimentos à Instituição Tal, pelo apoio financeiro ou de infra-estrutura, e/ ou ao Dr. Fulano de Tal, por tal motivo. Agradecimentos São dirigidos ao órgão que concedeu a bolsa (se houver), às instituições e às pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa (exceto o professor orientador) seja em forma de apoio financeiro, de infra-estrutura ou científico. Não deve exceder 50 (cinqüenta) palavras.

Normas para a confecção do banner/pôster

TAMANHO: o pôster deve ter 90 cm de largura e 120 cm de altura.

TIPO DE FIXAÇÃO: recomenda-se o uso de barbante ou nylon. Não será permitido o uso de materiais que perfurem o local de fixação do pôster. O material de fixação é de inteira responsabilidade dos apresentadores assim como sua fixação que deverá ser realizada no sábado 25/11 entre 7:00 e 8:00. O material do pôster ficará a critério dos autores.

ILUSTRAÇÕES: o pôster poderá conter fotos, imagens, quadros, tabelas e gráficos, desde que em dimensões apropriadas.

SEQUÊNCIA E ORGANIZAÇÃO DO CONTEÚDO DO PÔSTER: O cabeçalho deverá conter a logo e o título do evento e a logo da instituição de vínculo; Título do trabalho (idêntico ao título do resumo submetido); Nomes dos autores (os mesmos do resumo submetido, com as respectivas instituições e e-mail de contato); Introdução (objetiva e com dados essenciais); Objetivos; Material e métodos; Resultados; Considerações finais; Referências (no máximo 3).

RECOMENDAÇÕES GERAIS: O texto do pôster deve ser escrito em língua portuguesa em uma fonte facilmente legível, para que seu trabalho possa ser lido à distância de um a dois metros. Organize as informações de modo que as ideias centrais do trabalho sejam facilmente entendidas, bem como utilize todos os recursos disponíveis para que o pôster desperte o interesse do público. Lembre-se que o excesso de informações e recursos pode levar ao desinteresse pela leitura.

SOBRE A EXPOSIÇÃO DOS PÔSTERES: O apresentador receberá o número do painel onde o pôster deverá ser fixado para ficar exposto durante o evento. A responsabilidade pela montagem e retirada do pôster é do apresentador, inclusive no que diz respeito ao material utilizado para fixação. A ausência do expositor implica desclassificação para o recebimento de certificado de apresentação. É proibida a apresentação do pôster por terceiros (não autores). O apresentador deverá estar à disposição da banca examinadora durante todo o período pré-determinado. Os pôsteres deverão ser recolhidos pelos autores, caso contrário, serão descartados.

 

 

Itens de Verificação para Submissão

  1. A submissão não foi publicada ainda, nem está em consideração para publicação por outra conferência (ou oferecer explicações no campo Comentários ao Diretor).
  2. O arquivo está em  formato “doc” ou “docx”, em português, formatado em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento entre linhas 1, margens ajustadas em 2,5 cm e com tamanho de página de papel A4.

  3. Todas as URLs no texto (ex.: http://pkp.sfu.ca) estão ativas e prontas para clicar.
  4. Contém:Título, Autores, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão e Referências, conforme as Normas.
  5. O texto segue os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Conferência.
  6. No caso de figuras e tabelas, , no máximo de duas (2), estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos, com as devidas legendas.
  7. O primeiro autor do resumo expandido será o apresentador do banner, e no resumo está indicado seu e-mail em nota de rodapé.
  8. O resumo como um todo contém entre 2 e 3 páginas.
  9. Declaro estar ciente que se meu trabalho estiver fora das Normas será automaticamente desqualificado pela Comissão Científica.

  10. Estou ciente que devo seguir as Normas para a confecção do Poster em "Diretrizes para os autores" e que posso visualizar um modelo no link abaixo (precisa copiar e colar):

    http://eventosacademicos.ufmt.br/index.php/jornadaregionaldasaudemental/index/manager/files

 

Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados nesta conferência serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

A equipe do Programa "Miscelânea: Saúde e Cidadania" da UFMT (PRAE e PROCEV), UNIC e UNEMAT agradece a parceria com o Escritório Regional de Saúde (ERS) de Sinop representando a Secretaria de Saúde no Estado e a Comissão Intergestora de Ensino e Serviço (CIES) para a realização desta Jornada. Agradecemos também a participação de todos.