Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, VII Semana Acadêmica da Faculdade de Educação Física e X Seminário de Socialização de Práticas de Estágio

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A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS E DAS SESSÕES HISTORIADAS NO DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL
JOSÉ WELLINGTON VELOSO DE FRANÇA, ANA LÍGIA DA MATA DE MATOS

Última alteração: 12-08-19

Resumo


O presente trabalho refere-se a um relato de experiência vivenciado a partir da disciplina de Estágio Supervisionado I em Educação Infantil, realizado na EMEB Dr. Orlando Nigro, na cidade de Cuiabá, numa turma de nível I da Educação Infantil (4 anos), apresentado ao Curso de Educação Física – Licenciatura. Tendo conhecimento prévio do Projeto Político Pedagógico da escola, e o tema já proposto pela professora regente da sala que é “Interação, Movimento e Jogos", nosso objetivo foi desenvolver as habilidades físicas, motoras e cognitivas da faixa etária, acompanhando suas limitações e promovendo a partir de jogos e brincadeiras, valores e respeito às diferenças. Nossa prática organizou-se da seguinte forma: preparação das atividades e do plano de aula, sempre às quartas-feiras que antecediam a regência da aula de sexta-feira. Uma ação em conjunto com a outra dupla, pois, as regências eram feitas em dois momentos, uma dupla iniciava a aula, e a outra finalizava, sendo que, uma dupla observava a regência da outra. Nossas aulas iniciavam-se às sete horas, e finalizava às nove horas. Usamos como base, as teorias ensinadas na disciplina de Prática Curricular da Educação Infantil, no semestre anterior. Segundo a teoria walloniana, a criança nos anos iniciais da sua vida escolar, carrega ainda uma grande carga afetiva, advinda do convívio familiar, e seu imaginário está se ampliando cada vez mais. Com essa base, foi proposta aulas com aspectos lúdicos e sessões historiadas que antecediam as atividades. Tendo como base estes pressupostos, descreveremos duas atividades onde os alunos interagiram, executaram e compreenderam as propostas planejadas pelos professores estagiários. “Fazendeiro maluco”, nesta atividade foi contado aos alunos uma história. Onde um fazendeiro maluco tinha roubado todos os ovos da fazenda, e os alunos deveriam juntos resgatar todos os ovos, mas não era uma tarefa fácil, pois, os alunos deveriam passar por uma corda que o fazendeiro estava girando em volta si, pegar um ovo (bolinha de plástico), e voltar para guardar os ovos. “Juntos, vamos atravessar o rio”, nesta segunda atividade os alunos estavam passeando pela floresta, durante esse passeio o professor estagiário ia contado histórias sobre esta floresta, mostrando os animais, árvores, cavernas. Só que nessa floresta tinha um rio, e os alunos deveriam cruzá-lo, mas não podiam se molhar e nem cair no rio, cada aluno tinha dois arcos que simulava duas pedras, pula em uma e colocava outra à sua frente, assim por diante, até que todos atravessem o rio. Nestas duas atividades, os alunos entenderam o propósito das atividades, e reagiram de forma positiva, realizando-as de maneira correta, e respeitando a vez do outro. Desta forma concluímos que, os aspectos lúdicos e historiados são de extrema importância no desenvolvimento das aulas de Educação Física, principalmente nos anos iniciais. Apreendendo ainda mais a atenção dos alunos na aula, e nas propostas de cada atividade, sendo ela cognitiva, afetiva ou motora.

Palavras-Chave: Educação infantil; Lúdico; Sessões historiadas.