Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, VII Semana Acadêmica da Faculdade de Educação Física e X Seminário de Socialização de Práticas de Estágio

Tamanho da fonte: 
Didática e metodologia de ensino de professores de lutas em academias de Cuiabá
Jéssica Hellen Nascimento Marques Machado, Evando Carlos Moreira

Última alteração: 13-08-19

Resumo


Considerando os grandes avanços na área da Educação Física e do Esporte, a discussão sobre os aspectos éticos e a regulamentação de profissionais que atuam na área de lutas, a presente pesquisa tem como objetivo identificar os procedimentos didáticos e pedagógicos utilizados por professores de jiu - jitsu e muay thai em academias de Cuiabá e compreender a influência da formação do profissional, bem como dos anos de experiência e atuação na modalidade. O referencial teórico aborda o conceito de luta e suas classificações, contextualização histórica, associação com o esporte e alto rendimento, instrução técnica e a busca pela ressignificação do ensino. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, buscando coletar dados e associar resultados. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada, além de observação sistematizada, realizada entre os meses de maio e junho de 2019. Fizeram parte da amostra 6 especialistas em lutas, sendo 3 da modalidade de jiu-jitsu e 3 de muay thai, que atuam em academias de Cuiabá – MT. Critério para seleção da amostra: ser professor de lutas por um período de, no mínimo, cinco anos. Tal critério foi definido para que a amostra possa ser considerada “especialista”. Os dados obtidos pela entrevista e observação sistematizada perpassam a discussão sobre a importância da formação em Educação Física, como um complemento para a atuação do professor de lutas e sua influência no contexto da didática para o ensino.
Palavras-chave: Lutas, didática, metodologias de ensino.