Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, VII Semana Acadêmica da Faculdade de Educação Física e X Seminário de Socialização de Práticas de Estágio

Tamanho da fonte: 
A VISÃO DO PROFESSOR ACERCA DO CONTEÚDO DANÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Camila Maria da Silva Morais, Beleni Salete Grando

Última alteração: 13-08-19

Resumo


Introdução: Este trabalho é um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso até a disciplina de TCC I. Visando problematizar o trabalho com a dança nos anos iniciais do ensino fundamental, abarcando questões como: qual a visão dos professores acerca do conteúdo dança, de que forma trabalhar a dança nos anos iniciais do ensino fundamental, e quais as dificuldades e habilidades desenvolvidas durante a aprendizagem desse conteúdo nas aulas de educação física. Visto que esse conteúdo é amparado pelos documentos oficiais da disciplina. Objetivo: investigar por meio de pesquisa de campo a visão dos professores acerca do conteúdo dança e como é trabalhado esse conteúdo nos anos iniciais do ensino fundamental. Metodologia: para realização deste estudo a metodologia é constituída por meio de pesquisa de campo de caráter qualitativo, por essa abordagem permitir maior enfoque para análise do objetivo proposto pelo mesmo, composto por duas etapas, sendo a primeira uma entrevista semiestruturada com professores que trabalham nos anos iniciais da rede de ensino no município de Cuiabá. E a segunda etapa por meio de observações das aulas dos sujeitos da pesquisa. A presente pesquisa se encontra em andamento.
Palavras-chaves: Dança na escola, ensino fundamental, educação física.