Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, VII Semana Acadêmica da Faculdade de Educação Física e X Seminário de Socialização de Práticas de Estágio

Tamanho da fonte: 
RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROJETO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFMT: GINÁSTICA ARTÍSTICA NO ENSINO MÉDIO
Ayslan Matheus de MoraesCamargo Souza, Gerson José da Silva Junior

Última alteração: 13-08-19

Resumo


Autores: Ayslan Matheus de Moraes Camargo souza (FEF/UFMT) - ayslanmatheus2014@gmail.com

Gerson José da Silva Junior (FEF/UFMT)  - gersonjuniorcuiaba@gmail.com

Resumo:

As experiências relatadas neste trabalho ocorreram com uma turma de segundo ano do ensino médio de uma escola da rede estadual de Cuiabá, na qual funciona o modelo de educação integral. O presente foi realizado junto às práticas do projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência do curso de Educação Física (PIBID) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que tem como um dos principais objetivos inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. As atividades que resultaram neste trabalho tinham como objetivo a vivência na ginástica artística através da execução de elementos básicos como rolamento, estrelinha, parada de mãos e outros mais complexos como reversão para frente e para trás. A aula foi iniciada com aquecimento aeróbico onde os alunos tinham que dar algumas voltas em torno da quadra, seguido de abdominais; depois dispostos em três colunas, tendo um pequeno tablado de tatame fino a frente de cada coluna os alunos fizeram rolamento para frente da forma que sabiam executar seguido de intervenção dos bolsistas e assim se deu em todos os outros movimentos. Aos alunos que não sabiam executar algum dos movimentos foram passados educativos para a aprendizagem do mesmo. A maior dificuldade encontrada pelos bolsistas foi à aceitação da turma com o tema proposto para a aula, Ginástica Artística, o que resultou em vários alunos não participando das atividades propostas. Uma situação curiosa foi que alguns, apesar do visível interesse na aula, preferiram se juntar aos outros que estavam desinteressados e, talvez por vergonha, não participaram ou fizeram apenas uma parte da aula e vale destacar que a maioria dos desinteressados eram meninos. Outra dificuldade encontrada foi a falta de material apropriado para a prática de atividades de ginástica artística, a escola até possuía alguns tatames, porém eram muito finos e não se encontravam em bom estado de uso pois estavam depredados. Entretanto foi possível trabalhar com os alunos que participaram, sendo a maioria meninas, obtendo a evolução de todos na execução dos movimentos trabalhados na aula.

Palavras-chave: Ginástica Artística Geral. PIBID, Educação Física Escolar. Aquisição de experiências