Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, VII Semana Acadêmica da Faculdade de Educação Física e X Seminário de Socialização de Práticas de Estágio

Tamanho da fonte: 
ESTÁGIO SUPERVISIONADOIII, ENSINO FUNDAMENTAL II: UM RELATO DE EXPERIÊCIA
Diego Siqueira Boaventura

Última alteração: 13-08-19

Resumo


ESTÁGIO SUPERVISIONADOIII, ENSINO FUNDAMENTAL II: UM RELATO DE EXPERIÊCIA

 

 

Diego Siqueira Boaventura

Luciane de Almeida Gomes

 

 

Este trabalho consiste em um relato de experiência da disciplina de estágio supervisionado iii, no ensino fundamental ii, que tinha como local de realização a Escola Estadual Souza Bandeira na cidade de Cuiabá-mt sob supervisão da professora Luciane de Almeida Gomes. O estágio teve início com a visita à escola para reconhecer o local, os alunos, a cultura escolar, a estrutura, acesso, etc. O intuito de estar em observação das aulas das professoras regentes, era o de associar a rotina daquele ambiente escolar, como os alunos reagiam a presença dos estagiários, período de anotações sobre como proceder para o bom andamento das aulas. Mas houve a interrupção do estágio ocasionada pela greve dos professores da educação básica estadual, o que não foi motivo para cessar as aulas de estágio visto que a professora manteve o mesmo empenho de que pudéssemos agregar conhecimentos relacionados da educação física escolar aplicada no estágio, nos proporcionando a vivência breve com os discentes do 5º semestre da Faculdade de Educação Física da UFMT. Foi pedido para que a aula fosse desenvolvida baseada na BNCC e no Documento de Referência Curricular Estadual Estadual, e que cada ano escolar fosse trabalhado com um dos temas proposto na BNCC, considerando também o conteúdo que estava sendo desenvolvido pela professora da escola. O tema escolhido foi atletismo, sua ramificação foi o salto em distância com atividades que seguissem uma sequência pedagógica do simples ao complexo. Na parte de execução, a experiência foi um pouco tímida pois estar na condição de professor requer algumas habilidades que precisam ser trabalhadas com mais constância, e alguns alunos encontraram dificuldades nas atividades que subiam o grau de complexidade. O estágio III foi de grande aprendizado, claro que a prática continuará sendo essencial, mas a professora supervisora adotou estratégias fazendo com que as aulas tornassem mais atrativas ao ponto de apresentar elementos teórico-práticos que futuramente servirão de base para prática. Considero que tive uma grande absorção de conhecimento com as aulas de estágio, e, levo na bagagem acadêmica saberes que utilizarei na minha vida profissional e pessoal.

 

Palavras-Chave: Estágio; Ensino Fundamental; Experiência.