Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, VII Semana Acadêmica da Faculdade de Educação Física e X Seminário de Socialização de Práticas de Estágio

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A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA HISTÓRIA DE ZUMBI DOS PALMARES NA EDUCAÇÃO FÍSICA
Rita Oliveira, Ronivaldo Ferreira, Beleni Grando

Última alteração: 13-08-19

Resumo


O texto traz reflexões sobre o papel da história e cultura afro-brasileira nas aulas de Educação Física como potencial de formação humana e conhecimento das lutas e resistência do povo negro para garantir respeito e igualdade social no Brasil. O texto se pauta nos estudos oportunizados pela prática pedagogia que se desenvolve a partir da história de Zumbi de Palmares. Este herói negro foi um grande líder do Quilombo Palmares, símbolo de luta e resistência contra a escravidão e da libertação dos africanos e afro-brasileiros. A disseminação de sua história é de suma importância tanto para não deixar cair no esquecimento os seus atos em prol da história e cultura dos afrodescendentesquanto da luta que vivemos ainda hoje para o reconhecimento dos heróis negros e os seus feitos que são legados da história e cultura brasileira. No dia da sua morte, 20 de novembro, é lembrado toda sua luta e sofrimentoao mesmo tempo que este dia passou a ser reconhecido como o Dia da Consciência Negra no Brasil. Em Mato Grosso, é feriado o que significa um espaço especialmente significativo para trazer à escola a história deste grande intelectual e líder negro, a fim de fomentar a luta contra o preconceito racial que inferioriza a população negra no acesso aos bens socioculturais e direitos perante a sociedade.Portanto, o estudo da história de Zumbi deve proporcionar aos alunos e professores um entendimento mais complexo sobre a presença da cultura africana na formação do Brasil. Compreender a importância desse tema na formação dos estudantes contribui para um conhecimento maior da realidade sociocultural para fomentar relações de respeito e igualdade entre todos. As aulas de Educação Física são um ambiente em que várias culturas se encontram e por meio dela os estudantes podem acessar jogos e brincadeiras que oportunizam vivências da cultura africana, por exemplo, nos conteúdos capoeira e jogos de tabuleiro, entre outros jogos africanos. Nesse contexto a Educação Física se torna um lócus de difusão da Cultura Afro-brasileira para desenvolver o respeito, a liderança e a igualdade por meio de seus conteúdos: jogo, ginástica, esporte, dança, luta etc. Por meio deles pode-se eleger conhecimentos transversais ao currículo escolar para apresentar aos estudantes a importância de Zumbi dos Palmares na história do Brasil e dos princípios que orientavam sua luta e do povo negro por liberdade, igualdade e reconhecimento de seus conhecimentos e culturas na formação da identidade nacional, cujo legado mobiliza a reflexão crítica sobre respeito e igualdade entre todos.

Palavras-chave: Educação Física; História e Cultura Afro-brasileira; Zumbi de Palmares.