Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, VII Semana Acadêmica da Faculdade de Educação Física e X Seminário de Socialização de Práticas de Estágio

Tamanho da fonte: 
VIVÊNCIA E EXPERIMENTAÇÃO EM AMBIENTE EXTRAESCOLAR COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO
Jonas Mateus Da Silva, vinicius cristiano magalhães

Última alteração: 13-08-19

Resumo


A necessidade de se ter um curso de ensino superior, aumentou de forma considerável, é evidente que na atual situação em que o país se encontra, a busca por graduação acadêmica se tornou algo habitual, comumente alunos que se encontram no final do processo de formação do ensino médio ou que já o concluíram se dedicam às provas dos vestibulares para o ingresso em universidades públicas ou privadas. Dentro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), da UFMT que é aplicado na escola estadual André Avelino Ribeiro, podemos perceber na vivência que há escassez de algumas estruturas básicas para o desenvolvimento de atividades práticas. A visita à universidade federal de Mato Grosso foi um projeto idealizado pelo professor supervisor Marconi Dantas Corrêa, juntamente com a professora orientadora Ana Carrilho Romero Grunennvaldt, com intuito de oferecer aos alunos uma vivência em um ambiente de ensino superior, que disponibiliza estruturas básicas para o desenvolvimento das atividades que estimulam o ensino aprendizado. Primeiramente houve a realização de uma reunião, para organizar, a forma de como deveria decorrer a visita à universidade, os bolsistas participantes, cada bolsista ficou responsável por apresentar uma área da faculdade de educação física, descrevendo sobre os locais e sua utilização. No dia 06 de novembro de 2018 os alunos fizeram a visita a universidade, o primeiro local de visitação foi o parque aquático da faculdade de educação física,  após isso se deslocaram para o ginásio para conhecer os espaços que pertencem a faculdade, bloco didático, sala de musculação, sala de lutas, laboratório de informática, centro acadêmico, vestiários do ginásio, centro oficial de treinamento(COT), e demais áreas de prática de atividades dentro da faculdade. Os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar alguns dos jogos que são praticados pelos acadêmicos, como por exemplo o minivoleibol e minibasquetebol. ocorreram três partidas de voleibol, posteriormente ocorreram as partidas de futsal Por último houve a exploração e apresentação do Centro Oficial de Treinamento, realizada pelo professor Dr. Tomires Campo Lopes, ao final da visitação os alunos puderam usufruir do vestiário, diferentemente do ambiente escolar em que eles frequentam diariamente, após isso a visita foi finalizada. Através dessa experiência, observamos que houve, busca por parte dos alunos por conhecimentos e saberes sobre os espaços públicos, essa vivência demonstrou algum interesse neles a respeito dos cursos de licenciatura e bacharel em Educação Física. Para os bolsistas participantes, a realização desse evento proporcionou uma grande bagagem de saberes, que futuramente auxiliará, na sua formação acadêmica e carreira profissional. A visita dos alunos à universidade federal proporcionou uma experiência que tinha o objetivo de aumentar suas perspectivas sobre o uma instituição de graduação de nível superior.

Palavras chaves: Visita, Experimentação extraescolar, Graduação superior.