Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, IV Semana Acadêmica de Sinop

Tamanho da fonte: 
BIOQUÍMICA: MONITORIA EM UMA DISCIPLINA BASE DO CURRÍCULO DE FARMÁCIA
JOSIANE CAVALCANTE DE OLIVEIRA

Última alteração: 04-10-17

Resumo


A Bioquímica é uma parte da Biologia, que estuda os aspectos químicos e biológicos da célula, incluindo sua estruturação e o seu metabolismo. Portanto, oferece uma visão ampla sobre as células humanas. Devido ao seu conteúdo, esta disciplina constitui base para a formação em saúde, inclusive, para o curso de Farmácia. A partir dos tópicos abordados em bioquímica, os acadêmicos podem compreender a interação celular com os hormônios e fármacos administrados. Conhecer os mecanismos celulares de funcionamento favorecem a compreensão e aplicação de outros componentes curriculares do acadêmico de Farmácia.A monitoria foi realizada com acadêmicos do quarto período do curso de Farmácia da UFMT, durante o primeiro e segundo semestre letivo de 2017, no campus de Sinop. As atividades realizadas consistiram em dois plantões mensais de reforço, abordando conteúdo teórico mediantes exposições visando sanar dúvidas. Além disso, a monitoria teve um perfil presencial obrigatório, com atividades presenciais pautadas em artigos e materiais bibliográficos científicos sobre o conteúdo abordado pela docente. Os conteúdos trabalhados envolveram a utilização de questionários, sendo estes baseados no conteúdo dos artigos disponibilizados como apoio e que possuíam temas que exemplificavam a composição química da célula, além de possibilitar a compreensão sobre o metabolismo das principais macromoléculas e seus mecanismos regulatórios incluindo moléculas importantes, como as vitaminas. Nas monitorias foram realizadas também revisões, questionamentos e abordagem teórica de conteúdos aplicados em aula, eliminando dúvidas restantes. Em relação ao semestre 2017/1, a participação dos acadêmicos na monitoria presencial foi alta, porém em relação aos plantões realizados mensalmente a procura foi menor e as atividades foram realizadas ao longo do semestre em diferentes dias, o que garantiu um número maior de alunos, foram utilizados aplicativos de celulares como forma extra para tirar dúvidas não esclarecidas. Quanto ao semestre 2017/2 em andamento, verificou-se que a participação dos acadêmicos na monitoria permaneceu alta, sendo registrado que houve aumento no número de acadêmicos no primeiro plantão mensal realizado até o momento. Estes métodos utilizados têm-se mostrados válidos, pois auxiliam numa participação maior dos acadêmicos favorecendo o desenvolvimento da comunicação interpessoal, e a fala em público. Há um melhor entendimento sobre a disciplina pelo fato de se estar presente nas aulas e assimilá-los com os assuntos abordados extra-classe.  A participação do monitor é importante para o melhor aproveitamento da disciplina, pois proporciona aos alunos um melhor rendimento acadêmico, e consequentemente têm-se aumento de conhecimento na disciplina de bioquímica.

Palavras-chave: bioquímica; acadêmicos, monitores.