Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, IV Semana Acadêmica de Sinop

Tamanho da fonte: 
Monitoria acadêmica: sua relevância para os discentes e o aluno monitor
Aleixa de Jesus Silva, Maria Nalbaline Sampaio dos Santos, Múcio André dos Santos Alves Mendes

Última alteração: 04-10-17

Resumo


A monitoria é um método de grande auxilio no ensino dos discentes, aumentando à dinâmica e eficiência no aprendizado teórico e prático da disciplina. Diante do exposto tem-se por objetivo com este trabalho contribuir para o conhecimento do discente e aproximar o aluno monitor da realidade docente agregando para sua carreira acadêmica. A monitoria foi realizada no Laboratório de Desenho Técnico durante o período 2017/1, em dois horários semanais, o desenvolvimento das revisões consistia na divisão dos alunos em mesas individuais para um melhor aprendizado e capacidade de organização, possibilitando a execução de trabalhos e projetos de forma adequada segundo normas em vigência. Através das avaliações realizadas pode-se concluir que a maior frequência dos discentes ocorre nos meses de Julho, Junho e Maio, respectivamente, corroborando com o período em que ocorrem os trabalhos mais complexos, confirmando uma maior procura pela monitoria. Observou-se ainda que existe uma tendência na relação de frequência dos alunos e aprovação, possuindo um índice de 48%  de aprovação na disciplina para os frequentadores da monitoria e 30% de reprovação para os que não à  frequentam, ocorrendo uma variação de 18%. Desta forma realça a importância do aluno monitor no auxilio a disciplina de Desenho Técnico do curso de Zootecnia.

 

Palavras-chave: Importância da monitoria; Frequência de discentes; Aprovação Final.

 


Referências


CANDAU, V. M. F. A didática em questão e a formação de educadores-exaltação à negação: a busca da relevância. In: CANDAU, V. M. F. (org), A didática em questão. Petrópolis: Vozes, 1986, p. 12-22.