Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, IV Semana Acadêmica de Sinop

Tamanho da fonte: 
A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA PARA OS DISCENTES E O ALUNO MONITOR.
Neri Antonio Biazus Junior, Maria Nalbaline Sampaio dos Santos

Última alteração: 04-10-17

Resumo


A relevância da monitoria encontra-se na melhora do aprendizado do discente, aumentando à dinâmica e desempenho na instrução teórica e prática da disciplina. Desta forma tem-se por objetivo com este trabalho uma melhor fixação dos conteúdos pelos discentes, além de apresentar os resultados alcançados pelo monitor  agregando para sua formação acadêmica. A monitoria foi realizada no Laboratório de Desenho Técnico durante o período 2017/1, em dois horários semanais, a elaboração das revisões precedia na divisão dos alunos em mesas individuais para um melhor aprendizado, habilidade de organização, relembrando conteúdos das aulas, possibilitando a elaboração de trabalhos e projetos em concordância com as normas em vigência e contribuindo para uma minimização de dúvidas.  Pelo meio de avaliações realizadas constata-se que a maior frequência dos discentes ocorre nos meses de Maio, Julho e Junho respectivamente, coincidindo com o mês em que inicia a disciplina, assim como no período de Julho em que ocorrem os trabalhos mais complexos, confirmando a maior procura pela monitoria. Observou-se ainda que a disciplina obteve um índice de 88% de aprovação e 12% de reprovação, com uma variação de 76%. Do mesmo modo a média final dos alunos aprovados foi de 6,70 pontos, valor superior 17% da média da universidade. Diante do exposto realça a importância do aluno monitor no auxilio a disciplina de Desenho Técnico do curso de Agronomia.

 

Palavras-chave: Importância da monitoria; Frequência de discentes; Aprovação Final.


Referências


FARIA, J. P. A monitoria como prática colaborativa na universidade. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguaguem. Pontificia Universidade Católica de São Paulo, 2003