Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, IV Semana Acadêmica de Sinop

Tamanho da fonte: 
Descomplicando a genética na escola
Mariana Soares Batistello, Márcia Fabiana de Paula

Última alteração: 11-10-17

Resumo


A genética é uma ciência que está avançando de maneira progressiva nos últimos anos em diversas áreas, e o seu desenvolvimento promissor dependem de estudantes que entendam e se interessem. Porém o que percebemos, são estudantes com bastante dificuldade nessa disciplina quando chegam a universidade. No ensino médio há matérias que abordam os princípios básicos da genética, porém nem sempre são estudadas ou os conteúdos abordados muito superficialmente, ocasionando conhecimento insuficiente para o desenvolvimento futuro sobre o assunto. Sabendo da importância desses conhecimentos prévios, o projeto visa ensinar e esclarecer os temas básicos de maior dificuldade apresentados pelos acadêmicos, agindo na fonte do problema. Os participantes do projeto Descomplicando a genética na escola, irão realizar atividades explicativas com brincadeiras e exercícios em grupo, para melhor fixação e entendimento sobre os temas trabalhados. Será levado para as salas de aula da Escola Estadual Nilza de Oliveira Pepino, materiais elaborados pela equipe do projeto, realizando a interação entre alunos e acadêmicos. Cada sala trabalhada, será dividida em quatro espaços diferentes, em cada um desses espaços serão abordados assuntos distintos relacionados a genética: 1) DNA, replicação, transcrição e tradução, 2) Transgênicos; 3) Doenças genéticas e 4) Sistema sanguíneo. Os alunos serão separados em grupos, e esses grupos irão passando em cada um dos tema, no intuito de criar um fluxo de informação por onde os grupos de alunos irão passando e aprendendo, em um sistema rotacional de curto prazo para cada estação, visando que todos os alunos passem por todos os espaços. Para finalizar, será realizada uma gincana com todos as salas participantes competindo entre si, com brincadeiras referente ao estudos sobre os temas apresentados anteriormente. O projeto teve início no mês de Maio, com a preparação dos participantes e subdivisão em grupos para atribuir funções específicas para os mesmos. Reuniões para exposição e discussão sobre as ideias dos temas são feitas mensalmente, organizadas pela responsável pelo projeto, a professora de genética do Instituto de Ciências da Saúde (ICS)/UFMT/Sinop, Márcia Fabiana B. de Paula. Devido ao ENEM, e a disponibilidade no calendário da escola esse ano, as atividades serão realizadas com diferentes turmas do terceiro ano do ensino médio da instituição durante uma semana, com início em 27 de Novembro. Os materiais que serão utilizados no projeto estão em fase final de preparação, e os alunos estão reforçando seus conhecimentos em relaçao aos tema, para que o projeto seja finalizado com sucesso.

Palavra-chave: genética, escola, alunos.