Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, IV Semana Acadêmica de Sinop

Tamanho da fonte: 
IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NA REDUÇÃO DO ÍNDICE DE REPROVAÇÃO NA DISCIPLINA DE GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR NA UFMT DO CAMPUS DE SINOP
Klécio Ramon Silva Santos, João Vitor Sanchez, Heber Ferreira Mafra

Última alteração: 04-10-17

Resumo


A matemática é a ciência que estuda as quantidades, as relações abstratas e lógicas aplicadas aos símbolos, sendo uma ferramenta fundamental para os cursos nas áreas de ciências Exatas e da Terra. Apesar de grande importância nas grades curriculares destes cursos, na maioria, o rendimento dos alunos é considerado insatisfatório. Pois, por ser uma disciplina de alta complexidade, esta se apresenta como uma grande dificuldade para os discentes devido ao baixo nível de aprendizagem da matemática básica no ensino fundamental e médio. Um meio de solucionar este problema e diminuir os altos índices de reprovação é a disponibilidade da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) com monitorias em diversas disciplinas, como por exemplo, em Geometria Analítica e Álgebra Linear, nos cursos de Engenharia Agrícola e Ambiental e de Agronomia. Estas monitorias visam auxiliar o aluno nas atividades das disciplinas fora do horário de aula, ao se encontrarem com os seus respectivos monitores e sanar as possíveis dúvidas que possam surgir. Para avaliar a contribuição da monitoria na disciplina, analisamos os dados de frequência nas monitorias com as notas e o índice de reprovação. Para essa análise, os monitores controlaram a freqüência nas monitorias através de listas com assinaturas dos alunos na monitoria durante o semestre de 2017/1. Foi feito uma tabela de distribuição de freqüência com 4 classes de freqüência que foram de 0 %, 1 – 33,3 %, 33,4 – 66,6 %, 66,7 – 100 % e comparamos os índices de reprovação com a média final. Verificamos que a média do índice de reprovação na disciplina para os alunos que não frequentaram a monitoria foi de 56,47 %, com média de 4,14, e dos alunos que frequentaram foi de 30,41 %, com média de 5,61. Concluímos que quanto maior a frequência na monitoria, menor o índice de reprovação e maior a média final. Portanto, constatamos que a monitoria contribui no ensino-aprendizagem, reduzindo o número de reprovações e aumentando o conhecimento dos discentes nas disciplinas da área de matemática.

 

 


Referências


HAZZAN, S; IEZZI, G. Fundamentos de Matemática Elementar: Seqüências, Matrizes, Determinantes e Sistemas. v.4. São Paulo: Atual, 2004.

HAZZAN, S; IEZZI, G. Fundamentos de Matemática Elementar: Geometria Analítica. V.7. São Paulo: Atual, 2004.

EDWARDS, I. H.; NEY, D. E. Jr. Introdução à Álgebra Linear, Rio de Janeiro: LTC, 1998 .