Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, IV Semana Acadêmica de Sinop

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RENDIMENTO DOS ACADÊMICOS DE INVENTÁRIO FLORESTAL ASSISTIDOS POR PROGRAMA DE MONITORIA
Mônica Ferreira Pinto, Rafaella De Angeli Curto

Última alteração: 04-10-17

Resumo


O programa de monitoria é uma atividade acadêmica desenvolvida pelo aluno sendo orientada pelo professor, destinando-se a motivar o discente a participação efetiva e dinâmica em projeto de ensino e pesquisa, fortificando os conhecimentos da disciplina ministrada. A disciplina de Inventário Florestal é obrigatória, pertencente ao núcleo de formação específica do curso de Engenharia Florestal, possuindo carga horária total de 75 horas, sendo 45 horas teóricas e 30 práticas, distribuídas em cinco aulas semanais. O objetivo das atividades desenvolvidas pelo acadêmico monitor é de proporcionar junto ao orientador um recurso adicional para esclarecimento de dúvidas aos alunos regularmente matriculados, encarregando-se de assisti-los conforme a necessidade dos mesmos, principalmente em trabalhos práticos com o uso de softwares, como o Excel, já que muitos desconhecem as aplicações práticas que esse programa proporciona, favorecendo e aprimorando o desempenho do aluno. As monitorias foram realizadas no Laboratório de Manejo Florestal, em três dias por semana, sendo disponibilizados diferentes horários para que todos pudessem ser atendidos em plantões de revisões de conteúdos e realização de exercícios e trabalhos práticos. No decorrer do primeiro semestre de 2017 foi realizada a análise do desempenho dos alunos, por meio da avaliação de frequência dos mesmos nas atividades de monitoria, com relação as notas obtidas nos trabalhos práticos e a média final obtida na disciplina. No semestre de 2017/1 estavam matriculados 19 alunos, sendo que 10 frequentaram pelo menos uma vez a monitoria ao longo do semestre. Como resultado do desempenho em relação as atividades práticas com uso do software Excel, os alunos que compareceram a monitoria obtiveram média 8,1 contra uma média 6,7 dos demais alunos não monitorados. A média final da turma foi de 4,6, considerando as reprovações e desistências, já a média dos alunos que frequentaram as monitorias foi de 5,5. Além disso, dentre os alunos monitorados estão os que obtiveram as três maiores médias da turma. O melhor desempenho de alunos monitorados demonstra a importância do programa de monitoria para o desenvolvimento acadêmico, seja para o rendimento dos alunos na disciplina, como também em atividades que auxiliarão o desempenho profissional futuro. Complementarmente, ressalta-se a possibilidade de estímulo do aluno monitor pela área da docência, possibilitando desenvolver habilidades necessárias para atuação na área, bem como estreitamento da relação com o professor, estabelecendo parcerias na busca pela melhoria do ensino.

Palavras-chave: Auxílio acadêmico; desempenho; estímulo.