Sistema de Eventos Acadêmicos da UFMT, IV Semana Acadêmica de Sinop

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MONITORIA DE HISTOLOGIA DO CURSO DE MEDICINA (UFMT – CAMPUS DE SINOP): PROMOÇÃO DE APRENDIZADO DO PONTO DE VISTA HISTOLÓGICO
Milena Herrera Scaffi, Andressa Gabrielly Rodrigues Beserra, Amanda Lopes de Alencar, Amanda Vitória Guimarães Silva, Marcos Correa Dias

Última alteração: 04-10-17

Resumo


O conteúdo de histologia é um dos mais complexos abordados durante o primeiro ano do curso de medicina. Tal dificuldade advém, provavelmente, do pequeno contato que os atuais acadêmicos tiveram com essa matéria anteriormente. Dessa forma, o primeiro obstáculo enfrentado pelos acadêmicos, afora a teoria, foi o manejo do equipamento básico dessa área: o microscópio óptico. Esse confronto é devido ao fato de que a grande maioria dos estudantes nunca teve contato com esse material previamente; por isso a necessidade de acompanhá-los de perto para assegurar o aprendizado correto e a conduta adequada para manter a integridade do material de ensino. A monitoria de histologia tem os objetivos de fortalecer o conhecimento adquirido pelos discentes nas aulas teórico-práticas e conciliar com o conteúdo abordado nas tutorias. Após transcorrido o primeiro semestre, observamos a evolução da aprendizagem dos alunos que compareceram às atividades de monitoria em histologia. Notamos algumas dificuldades enfrentadas pelos estudantes no decorrer do semestre 2017/1. Excetuando-se o confronto do primeiro contato com o microscópio, o conteúdo histológico do primeiro módulo (introdução ao estudo da medicina) não causou muitas inseguranças. No entanto, nos módulos seguintes da grade curricular dos alunos de medicina da presente instituição (concepção e formação do ser humano; metabolismo), novos temores surgiram, pois além da histologia propriamente dita, foi necessário que os alunos compreendessem, também, a fisiologia relacionada. Sendo assim, além da problemática de amadurecer o olhar sobre esse novo campo de visão, tornou-se necessário exercitar um pouco mais a capacidade de associação dos conhecimentos adquiridos. Para tanto, foram realizados encontros semanais de quatro horas de duração e aplicação eventual de simulados das provas práticas de histologia. Essa atividade resultou em uma presença surpreendente dos alunos nas monitorias, sendo necessário, em muitas ocasiões, dividir a turma em duas para que cada estudante conseguisse utilizar o microscópio individualmente. Esse fato demonstra o aumento no interesse dos acadêmicos pela área de histologia e também o efeito positivo das monitorias para a aprendizagem e fixação dos conhecimentos pelos alunos.

 

Palavras-chave: Histologia; Microscópio; Dificuldades; Aprendizagem; Simulados.

 


Referências